Agnocafé traz mais detalhes a tensa reunião da VICOFA da semana passada
Obs. Hoje (18/04), os preços internos do café na província de Dak Nong regista o valor mais elevado a 116.200 VND/kg (US$ 4,65/kg)
Na semana passada, a Associação Café-Cacau do Vietnã (VICOFA) organizou uma conferência ampliada do Comitê Executivo com empresas de investimento estrangeiro (IED) e representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Indústria e Comércio e outras agências para encontrar. soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria cafeeira
Os preços estão elevados sem precedentes e surgem muitos obstáculos
Nguyen Nam Hai, Presidente da VICOFA, anunciou: Nos últimos 6 meses, o Vietname exportou 956.000 toneladas de café, uma queda de 1% em volume, mas com um valor superior a 3 mil milhões de dólares, um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, graças a um forte aumento nos preços do café. No entanto, como os preços do café flutuam fortemente, as cadeias comerciais de produção, processamento, compra, fornecimento e exportação do café enfrentam muitos desafios. Em particular, houve uma situação em que as partes envolvidas na cadeia não entregaram mercadorias de acordo com o contrato assinado, apesar de discutirem a partilha de riscos.
Os delegados concordaram que os preços do café aumentaram recentemente muito rapidamente, são os mais elevados da história e estão num nível sem precedentes. O Vice-Presidente da VICOFA, Thai Nhu Hiep, analisou: A causa básica desta situação se deve à escassa oferta de café, que surgiu desde a safra 2021/2022 e continua até agora e está se tornando cada vez mais grave , causando até perturbações na cadeia de abastecimento. Porque ao preço de 90.000 VND/kg as pessoas vendem muito. O volume de exportação de café do Vietnã é atualmente de quase 1 milhão de toneladas, o estoque restante é de apenas cerca de 300.000 toneladas para os últimos 6 meses do ano-safra. “No dia 10 de abril, o preço do café no mercado vietnamita era de 107 mil VND/kg. Hoje, quando estamos aqui sentados na reunião, o preço pode ter subido para 110 mil VND/kg. 120.000 VND/kg tornou-se normal", disse Hiep.
Olhando para trás, para a história da produção cafeeira, o Sr. Do Ha Nam, vice-presidente da VICOFA, também um importante exportador de café no Vietname, comparou: Por volta de 2000, os preços do café eram de apenas 3.000 VND/kg, os mais baixos da história. Até à data, o preço atingiu um máximo sem precedentes de 110.000 VND/kg. Quando os preços estão demasiado baixos, a cadeia de abastecimento também é perturbada e as pessoas derrubam cafeeiros em massa. Agora que os preços estão historicamente elevados, a produção cafeeira também enfrenta muitos riscos e desafios. Os preços aumentaram muito rapidamente e muito alto, levando à quebra de alguns contratos, causando perda de reputação para a produção cafeeira vietnamita. São coisas que nunca aconteceram à prudução cafeeira vietnamita . Na verdade, a febre dos preços do café ocorreu globalmente, outros mercados também encontraram problemas semelhantes.
“Se não tivermos uma boa solução para resolver a situação atual, promover laços mútuos e vínculos com torrefadores mundiais e criar reputação para o desenvolvimento sustentável, poderemos ter que “pagar o preço”. É por isso que esta conferência conta com a participação do FDI empresas e ministérios para discutir e resolver este problema, o Vietnã precisa dar um passo à frente para construir e proteger sua integridade sustentável para a indústria cafeeira, porque somos a maior fonte de abastecimento”, disse o Sr.
Parceiros estrangeiros ameaçam sair
Representantes de empresas estrangeiras relataram que alguns fornecedores vietnamitas tinham mercadorias, mas não as entregaram de acordo com o contrato, mas venderam-nas a outros parceiros a preços mais elevados. Por isso, consideram encontrar fontes alternativas de abastecimento, embora apreciem muito a qualidade dos grãos de café robusta vietnamitas.
O representante da Neumann VN Co., Ltd. ficou chateado: "À medida que a oferta de café se torna cada vez mais limitada, o problema da lentidão na entrega e do cancelamento de contratos está se tornando cada vez mais sério. Isso não afeta apenas a nós, mas também aos torrefadores internacionais - alguns." dos nossos fornecedores não respeitam os contratos assinados, atrasam a entrega e encontram novos clientes para vender a preços mais elevados, mesmo parceiros com quem cooperamos há muito tempo. Isto cria um “precedente perigoso” que afeta a reputação de todo o café vietnamita. Este problema está a alastrar, levando ao risco de perturbação de toda a cadeia de abastecimento.
Esta pessoa também sugeriu francamente: "Os torrefadores do mundo realmente precisam de café robusta de alta qualidade do Vietnã. No entanto, se esta situação continuar por muito tempo, eles podem ter que considerar encontrar uma fonte de abastecimento de outros países." os fornecedores respeitam o contrato e o implementam."
A Sra. Tam Anh, representante do Grupo JDE, um dos maiores torrefadores de café do mundo e também o maior comprador de café no Vietnã, compartilhou que até o momento o contrato não foi cancelado e não houve atraso na entrega. os clientes pré-avaliaram os riscos e tomaram medidas de resposta para apoiar os parceiros na implementação do contrato. “Mas, para ser franco, na cadeia de abastecimento do café existe uma “mentalidade estranha” de alguns fornecedores que têm mercadorias, mas não querem entregar de acordo com o contrato, mas procuram novos parceiros. Vietname, por isso os fornecedores vietnamitas não devem pensar que os fornecimentos do Vietname são insubstituíveis", aconselhou a Sra. Tam Anh.
Da mesma forma, um representante da Ngon Coffee Company Limited, uma empresa da Índia, também disse que embora seja uma das maiores empresas que investem na produção de café instantâneo no Vietname e continue a expandir a sua escala de produção, mas a empresa também enfrenta dificuldades em matérias-primas, oferta limitada e preços crescentes. "Estamos considerando importar café do Brasil para atender à produção. O Brasil também está expandindo sua área de cultivo de café robusta e a produção poderá igualar ou superar a do Vietnã nos próximos anos."
Um representante da Nestlé Vietnam Company disse francamente que embora a produção de café robusta vietnamita represente uma grande proporção na fórmula da empresa, o objetivo até 2025 é utilizar todos os produtos de café sustentáveis do Vietname; No entanto, nos últimos dois anos, devido à perturbação da cadeia de abastecimento, a Nestlé foi forçada a transferir parte da sua produção de compras para outros países. “Queremos que o abastecimento do Vietname seja mais estável”, enfatizou esta pessoa.
Não é fácil substituir, mas não seja subjetivo
Respondendo às empresas estrangeiras, o Sr. Le Duc Huy, Diretor Geral da Dak Lak 2/9 Import-Export Company Limited (Simexco), citou dados alfandegários, mostrando que a produção de exportação atingiu 99% em comparação com o mesmo período do ano anterior. o que significa que 90% dos contratos foram implementados por empresas exportadoras vietnamitas "com precisão, integralidade e dentro do prazo", conforme comprometido. "Também compramos a um preço para cobrir perdas e cumprir o nosso compromisso. Essa é a verdade e todos aqui sentados sabem disso. Neste ponto, quando todos atravessamos um período de repentino e elevado crescimento do mercado, agora as empresas também estão no “a mesma situação”. As interrupções na cadeia de abastecimento ocorrem, mas com alguns pequenos elos abaixo, algumas empresas são menos respeitáveis;
Ainda de acordo com o Sr. Huy, a situação atual também é culpa das empresas de IDE. Muitas empresas de IDE querem aproveitar boas oportunidades de preços, por isso devem fazer negócios com pequenas empresas, além de implementar uma estratégia de compra antecipada. A época de colheita começa em Outubro, mas as empresas de IDE começaram a comprar café jovem de Junho a Julho a preços baixos. "Através desta tempestade de preços, penso que as empresas de IDE também deveriam rever os seus métodos de coordenação. Em primeiro lugar, deveriam cooperar com grandes empresas respeitáveis e empresas membros da VICOFA para evitar riscos. O IDE das empresas não deveria interferir umas com as outras, mas traçar claramente limites e tarefas no cadeia de valor para que juntos possam desempenhar bem suas tarefas e compartilhar benefícios mútuos", o Sr. Huy declarou a solução.
Segundo as empresas, a oferta de café continua limitada, causando dificuldades duradouras para a próxima safra. No Planalto Central é a estação seca; Clima quente de 35 a 37 graus Celsius, ventos fortes causaram o murchamento de muitas plantações de café, desenvolveu-se a doença da cochonilha... Enquanto isso, o nível da água subterrânea - uma importante fonte de água para a agricultura, estava anteriormente a uma profundidade de 90 m, agora temos perfurados a uma profundidade de 140 m e ainda não têm água. Sem falar que embora o preço do café seja alto, é difícil competir com outras culturas, principalmente o durião. Esses fatores fazem com que a produção de café diminua de 10 a 20% a cada ano. Se esta situação perdurar, as empresas cafeeiras também cairão no desemprego. Portanto, há necessidade de soluções de desenvolvimento sustentável para esta produção, desde a produção até a compra, processamento e exportação.
No geral, o Sr. Do Ha Nam afirmou: O café vietnamita desempenha um grande papel e posição no mercado mundial. Os produtos de café robusta vietnamita são cada vez mais valiosos e não podem ser facilmente substituídos, por isso os torrefadores são forçados a comprá-los. Porém, também precisamos estar alertas, preservar a reputação da marca e não perder o valor e a posição do café vietnamita. Na verdade, o feedback das empresas de IDE não é infundado. Em 2023 importamos 200 mil toneladas de café e este ano a produção importada poderá ser ainda maior.
“Eu mesmo sou o maior exportador mundial de café, mas às vezes ainda tenho que importá-lo. Além disso, há empresas que fornecem café cru sob contratos de até centenas de milhares de toneladas e correm o risco de serem processadas por seus parceiros No entanto, também existem empresas que têm de vender as suas casas para cumprir os seus compromissos. Recentemente, por segurança, muitas empresas implementaram a estratégia comprar agora-vender agora, para não obterem benefícios tão “enormes” como. muitas pessoas pensam. A razão é que ninguém previu as atuais fortes flutuações do mercado e também não tinha grande capital para armazenar mercadorias", disse o Sr. Nam.
"Estou muito satisfeito com a recente orientação do Primeiro Ministro de que devemos respeitar os interesses dos clientes e parceiros; construir companheirismo e compartilhar lucros e riscos juntos", disse o Sr.
Nguyen Nam Hai recomendou: "Para que a produção cafeeira se desenvolva de forma sustentável, as partes interessadas da cadeia de valor precisam compartilhar riscos e fortalecer a cooperação mútua. Especificamente, as empresas de IDE precisam cooperar mais com a VICOFA para poder trabalhar diretamente com empresas de exportação de grande porte e altamente respeitáveis. as empresas; evitar comprar de pequenas empresas sem prestígio Além disso, as empresas vietnamitas devem limitar a situação de comprar e vender longe. Riscos Além disso, as empresas também precisam de apoio de capital dos bancos para ter capital suficiente para comprar café das pessoas. porque os preços do café continuam a aumentar acentuadamente, causando facilmente uma escassez de capital para comprar bens."
Recentemente, muitos produtos agrícolas como arroz, durião, café... dispararam de preço. Além do fator positivo de trazer rendimentos elevados aos agricultores, também causa algumas dificuldades aos mercados e às empresas; afetando o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia de valor. Fizemos esforços para coordenar com as localidades, unidades e empresas para implementar bem as orientações do Ministério, bem como do Governo no desenvolvimento sustentável da produção e na organização da produção ao longo da cadeia de valor. Além disso, realizar pesquisas de campo nas áreas de matérias-primas para informar prontamente aos líderes do Ministério sobre o real desenvolvimento com elevado valor económico. Num futuro próximo, continuaremos a fazer pesquisas nas Terras Altas Centrais para fornecer dados mais precisos.
Sr. Le Thanh Tung , Diretor Adjunto do Departamento de Produção Agrícola, Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural
O café vietnamita é o que melhor garante os padrões antidesmatamento da UE
De acordo com Do Ha Nam, vice-presidente da VICOFA, os novos regulamentos da União Europeia (UE) sobre anti-desflorestação exigem que as empresas exportadoras garantam que os produtos vendidos no mercado da UE não conduzem à desflorestação e à degradação das florestas. Atualmente, os produtos cafeeiros exportados pelo Vietname são a fonte de abastecimento com a maior taxa de segurança em comparação com os critérios exigidos pelo mercado da UE. Esta é uma enorme vantagem para o café vietnamita nos próximos tempos em comparação com outras fontes de abastecimento.
Son La continua a desenvolver café sustentável
Nguyen Thanh Cong, Vice-Presidente do Comité Popular Provincial de Son La, disse: Como localidade com a terceira maior área natural do país, a província está focada no desenvolvimento agrícola sustentável com muitas culturas valiosas de alto valor económico, além de se concentrar. no investimento no processamento profundo de produtos agrícolas.
Para o café, a província tem atualmente uma área de mais de 20.000 hectares, com planos de continuar a expandir para 25.000 hectares em 2025 e 30.000 hectares em 2030. Atualmente, a maior parte da área cafeeira local atende aos requisitos da UE para combater a degradação florestal. e desmatamento. A localidade ainda tem espaço para expandir a área de cultivo de café e continuar o conceito de desenvolvimento sustentável do café em termos de natureza e valor do produto para trazer rendimentos elevados e sustentáveis aos agricultores.