El Nino passou, o calor intenso ainda permanece no Vietnã
Em 11 de abril, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) disse: O El Niño está quase acabando . De abril a junho é um período neutro e de junho a agosto existe a possibilidade de mudança para La Nina. Assim, percebe-se que o El Nino quase termina cerca de 1 mês antes das previsões anteriores das agências meteorológicas mundiais. Esta é uma boa notícia para locais que sofrem um calor intenso, incluindo a região sul do Vietname.
Segundo especialistas em meteorologia, a região Sul aproxima-se gradualmente dos últimos dias do pico de calor da estação seca. No entanto, a estação seca ainda dura até o início de maio. De agora até lá, ainda haverá clima quente e calor intenso em alguns locais. Durante as últimas 3 semanas, o intenso calor generalizado no Sul causou a evaporação de muita água, a humidade do ar está a aumentar e estão a formar-se nuvens de tempestade de calor. Portanto, nos últimos dias de abril, o sol quente aliado à alta umidade do ar provoca um abafamento muito incômodo. Nuvens de tempestade também aparecem cada vez com mais frequência, aumentando a probabilidade de ocorrência de chuvas fora de época.
MSc Le Thi Xuan Lan, especialista em previsão hidrometeorológica, disse: De 21 a 24 de abril, a depressão quente da Indo-Birmânia no oeste invadirá fortemente as províncias do sul da China e do Vietnã e as províncias do norte serão fortemente afetadas. A região Sul também é menos afetada, mas como o Sul está em um período de calor prolongado , esse aumento de calor também faz com que a temperatura média aumente significativamente.
A partir do final de Abril, poderão surgir ventos fracos de sudoeste, provocando chuvas fora de época no Sul. Por volta de meados de maio, a região Sul entrará na estação chuvosa de acordo com as regras normais. Este é também o momento em que o fenômeno ENSO está em estado neutro. Para as províncias do Centro e Norte, a estação quente durante o período do El Nino termina e é neutra ou mesmo a primeira fase do La Nina, pelo que a estação quente deste ano será menos intensa do que nos anos extremos.