Cafeicultores em Dak Lak estão lutando para lidar com o clima quente e seco
Além de fornecer fertilizantes e nutrientes adequados, o café é uma cultura com grande necessidade de água, principalmente na estação seca. O calor prolongado e a seca que levam à escassez de água estão dando “dor de cabeça” a muitos cafeicultores. Possuindo cerca de 8 hectares de café, a Sra. Hoang Thi Trang (comuna de Phu Xuan, distrito de Krong Nang) disse que sua família rega uma vez a cada duas semanas até quase um mês. Para garantir o abastecimento adequado de água e evitar a seca nas plantas de café, a rega deve ser feita a cada 20 a 30 horas.
A Sra. Trang disse que a produtividade dos cafeeiros será afetada se as árvores não forem regadas prontamente. Durante esta temporada, sua casa precisa alugar eletricidade e água. Cada irrigação custa até vários milhões de dong. “Minha horta de café mantém uma camada de grama com cerca de 3 a 4 cm de altura para manter a umidade do solo nesta estação e limitar a rápida evaporação da água. Isso também ajudará a reduzir o número de regas", disse a Sra. Trang.
O tempo quente prolongado faz com que surjam muitos tipos de pragas no jardim. Entre elas, as cochonilhas estão em forte crescimento, ameaçando a produtividade do café deste ano. Este é um dos insetos-praga mais preocupantes do cafeeiro porque se espalha rapidamente e é muito difícil de prevenir. Quando as árvores estão fortemente infectadas com cochonilhas, as cerejas do café crescem lentamente. Se não forem eliminados prontamente, os cachos dos frutos secarão, prejudicando a produtividade do cafeeiro.
Ngoc Van Duong (comuna de Ea Wer, distrito de Buon Don) preocupado: “Nos últimos dias, além de regar, também pulverizei e lavei os cachos de flores contaminados com cochonilhas para limitar a propagação por todo o jardim. Mas se o tempo ficar seco por muito tempo assim, sem chuva, será muito difícil tratar bem as cochonilhas.
Devido à influência do El Niño, a estação seca de 2023-2024 em Dak Lak provavelmente será tão severa quanto as estações secas de 2015-2016 e 2019-2020, causando grandes danos à produção agrícola - segundo meteorologistas.
Confrontados com desenvolvimentos climáticos complicados, o Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da província de Dak Lak e as unidades que gerem lagos, barragens, obras de irrigação e localidades estão a implementar urgentemente soluções para combater a seca, garantindo segurança e eficiência à produção, minimizando os danos causados pela seca aos agricultores.