Seca severa devasta plantações de café nas Terras Altas Centrais do Vietnã
Uma seca prolongada e severa nas províncias das Terras Altas Centrais do Vietname danificou hectares de campos de café locais, colocando em risco plantações inteiras.
De acordo com o Comité Directivo para a Prevenção de Desastres Naturais e Busca e Resgate da província de Gia Lai, quase 380 hectares de culturas foram danificados devido à seca e à escassez de água desde o início deste ano.Só no distrito de Duc Co, a seca afectou 365 hectares de plantações de café, embora a extensão total dos danos ainda não tenha sido totalmente avaliada.
A questão estende-se para além do distrito de Duc Co, com muitas outras localidades da província também a lutar para garantir água para irrigação. No distrito de Chu Puh, 95 hectares de culturas de café e pimenta, juntamente com 75 hectares de árvores frutíferas, sofrem com grave escassez de água. Na quarta-feira, na comuna de Ia Krieng, distrito de Duc Co, vários campos de café exibiam sinais de perigo.
Nguyen Van Quang, presidente do Comité Popular da Comuna de Ia Krieng, observou que a região não recebeu nenhuma precipitação desde o final da estação chuvosa em Novembro de 2023, agravando as condições de seca.
Ao longo do último mês, a situação piorou à medida que os níveis de água nos rios e riachos diminuíram, seguido por uma diminuição no abastecimento de água a partir de poços perfurados.
Os cafeicultores locais, enfrentando circunstâncias terríveis, só podem observar enquanto as suas colheitas murcham.Kpuih H Yit, uma moradora de Ap Village de 34 anos, compartilhou que seus dois jardins de 600 pés de café estão murchando. Perto da propriedade de Kpuih H Yit, Ro Mah H Blui, 31 anos, enfrenta desafios semelhantes.
Como a água doméstica para as necessidades diárias já é escassa, ela não consegue alocar água para resgatar os pés de café que estão morrendo.