Cooxupé: 92 anos de sucesso no cooperativismo cafeicultor
A Cooxupé, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, celebrou 92 anos de história no cooperativismo cafeicultor. Com uma trajetória sólida e reconhecimento internacional, a cooperativa é um verdadeiro símbolo de sucesso no setor.
Fundada em 1932, a Cooxupé representa atualmente mais de 19 mil famílias cooperadas, consolidando-se como a maior cooperativa de café do mundo. Além disso, emprega mais de 2,6 mil colaboradores em suas atividades, com faturamento em 2023 de R$ 6,4 bilhões, exportando 3,6 milhões de sacas de café.
Sua área de atuação abrange mais de 300 municípios, incluindo regiões importantes como o Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Média Mogiana do estado de São Paulo. Cerca de 96,7% dos cooperados são mini e pequenos cafeicultores, evidenciando o papel extraordinário da cooperativa na valorização do pequeno produtor.
Com 49 núcleos, filiais e postos de atendimento distribuídos nas regiões onde atua, a Cooxupé possui uma estrutura sólida para atender às necessidades de seus cooperados. Além disso, conta com um escritório de exportação em Santos/SP e o Complexo Industrial e de Armazenagem Japy, incluindo Torrefação e usinas de preparo e armazenagem, demonstrando sua abrangência e capacidade operacional.
O Conselho Nacional do Café parabeniza a Cooxupé por seus 92 anos de dedicação ao cooperativismo e destaca a importância de seu trabalho para o fortalecimento da cafeicultura brasileira. “Parabenizamos o presidente Carlos Augusto, o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho (Osvaldim), além de toda a diretoria, conselheiros, colaboradores e, claro, os cooperados. Que esta parceria de sucesso entre cooperativa e produtores continue gerando frutos por muitos anos”, parabenizou Silas Brasileiro, presidente do CNC.