Segmento de café da Nestlé apresenta números de baixa no primeiro trimestre
A Nestlé reportou um crescimento baixo de vendas de um dígito no primeiro trimestre para o seu segmento de café, em meio a uma queda de 6% nas receitas do grupo.
As vendas totais da gigante suíça de alimentos e bebidas nos três meses encerrados em 31 de março de 2024 caíram para CHF 22,1 bilhões (US$ 24,2 bilhões) em meio a preços mais elevados e à “fraca demanda do consumidor” na América do Norte.
No entanto, a Nestlé, sediada em Vevey, na Suíça, relatou um "impulso contínuo" para o seu Nescafé, Starbucks licenciado e produtos prontos a beber (RTD) a nível mundial, particularmente na Europa, China e na região da Ásia, Oceania e África (AOA).
As vendas de café caíram ano a ano na América do Norte e na América Latina, o que o grupo contribuiu para resultados superiores ao esperado no primeiro trimestre em ambas as regiões em 2023 e para a queda nas vendas de sua linha de cremes, cafés e chás.
A Nestlé também reportou um declínio anual de 4% nas vendas da Nespresso no primeiro trimestre, para 1,5 mil milhões de francos suíços (1,6 mil milhões de dólares), mas destacou o forte impulso das suas máquinas de café em cápsulas Vertuo para uso doméstico e Momento para uso externo.
"Esperávamos um início lento e víamos uma forte recuperação no Crescimento Interno Real (RIG) no segundo trimestre, com entrega confiável para o restante do ano. Uma ampla gama de iniciativas de crescimento em todo o Grupo está agora a começar a produzir resultados", afirmou Mark Schneider, CEO da Nestlé.
A partir de julho de 2024, o CEO da Nespresso, Guillaume Le Cunff, assumirá a função de CEO dos negócios europeus da Nestlé, com o atual Chefe da Unidade de Negócios Estratégicos de Café da Nestlé, Philipp Navratil, assumindo a liderança da Nespresso.
Em abril de 2024, a Nestlé também anunciou planos para aproveitar a crescente procura dos consumidores por bebidas de café premium na Índia, lançando a Nespresso no país do sul da Ásia. A gigante suíça de alimentos e bebidas abrirá a primeira Boutique Nespresso em Deli ainda este ano e venderá cápsulas e máquinas de café Nespresso domésticas e profissionais, apoiadas por um canal de comércio eletrônico.