Sem liquidez, mercado futuro nas mãos dos fundos algorítmicos
Por José Roberto Marques da Costa
Abaixo estou reportando a análise de terça-feira, 30 de abril, da Agnocafé sobre mercado futuro nas mãos dos fundos algorítmicos programados para seguir sinais técnicos
Abaixo está um análise do cacau no pregão de hoje ( 30) e pelo andar da carruagem o café pode ter a mesma performance. Leia e memorize.
Impressionante, nesta terça-feira foi a reviravolta do mercado de cacau, os preços globais do cacau se recuperaram após registrar perdas de mais de 20% na semana, à medida que gatilhos técnicos prevaleciam graças à baixa liquidez recorde. Antes da queda desta semana, os futuros do cacau negociados na bolsa ICE tinham quase triplicado de valor este ano devido a condições climáticas adversas e doenças nos principais produtores, Costa do Marfim e Gana.
A ascensão deixou muitos participantes do mercado físico sem dinheiro e até afastou os fundos de hedge, disseram os operadores, deixando o mercado futuro nas mãos de fundos algorítmicos programados para seguir sinais técnicos semelhantes. Na ausência de liquidez, estes fundos exageram as oscilações de preços tanto no sentido ascendente como no descendente.
"Há alguma notícia concreta que impulsionou o mercado aqui? Não", disse Jonathan Parkman, chefe de vendas agrícolas da Marex. "A posição de Nova York é minúscula, uma mínima histórica nos tempos modernos. A falta de liquidez irá movimentar o mercado desproporcionalmente em ambas as direções."