Demanda global por café apresenta crescimento, indica Circana
Um novo relatório da Circana revela um aumento significativo no consumo global de café.
A pesquisa, realizada pelo consultor sobre a complexidade do comportamento do consumidor, mostrou que o total de porções de café teve um crescimento de 5% ano após ano em todo o mundo. Um total de 12 países foram estudados como parte do relatório, incluindo Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Espanha, França, Itália, Alemanha, Austrália, China, Japão, Coreia do Sul e Brasil. Onze dos 12 países observaram esta tendência, com a China a registar a maior taxa de crescimento no consumo de café e a Coreia do Sul a ser o único país a não reportar um crescimento anual nas porções de café.
“O café é uma categoria única onde tendências e concorrência se entrelaçam em escala global e local”, afirma Tim Fires, presidente de Global Foodservice da Circana.
Outras conclusões da investigação mostram que, embora o café quente continue a ser a escolha dominante, o café frio continua a ganhar impulso nos 12 países estudados. Entre 2019 e 2023, a China teve uma taxa composta de crescimento anual de 20%, com o café frio representando um terço do consumo total de café.
“O café gelado surge como uma tendência de destaque, experimentando um crescimento substancial em todos os 12 países que monitoramos. No entanto, o cenário competitivo, que abrange tanto estabelecimentos de cadeia como independentes, apresenta características únicas em cada país. Compreender as tendências globais abrangentes e a complexidade do mercado local é fundamental para o sucesso nesta categoria”, afirma Fires.
O relatório prossegue detalhando que o café ultrapassou o chá (+4 por cento) e os refrigerantes carbonatados (+3 por cento) no crescimento anual das porções.
Os resultados da pesquisa sobre o consumo global de café foram baseados em dados internacionais com profundidade local, que, segundo Circana, forneceram insights diferenciados para cada país e abrangeram cadeias de restaurantes, bem como segmentos independentes.