Unidade da federação anuncia nova edição de concurso cafeeiro
Buscando valorizar o café paulista, na quinta-feira (02/05), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP anunciou, durante a Agrishow, o pré-lançamento do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” de 2024. É a 23ª edição da iniciativa que promove e divulga os cafés paulistas para os mercados interno e externo.
O Concurso está previsto para ser oficialmente lançado no dia 24 de maio. “O setor pediu a presença do Estado e nós atendemos. O nosso objetivo é reconhecer os produtores, capacitar e ajudar no mercado e na comercialização, para que cada vez produzam mais e melhor”, disse o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos de Faria Jr.
“Ficamos muito contentes de poder participar desse concurso. Nosso futuro está nas nossas origens, o café criou São Paulo. Queremos resgatar e reconhecer a garra, o ânimo e a vontade dos nossos cafeicultores”, destacou o coordenador da CATI, Ricardo Pereira.
O produtor Jaider Alexandre Silva, gestor do Núcleo de Cafés Especiais da Alta Mogiana, importante região produtora com 23 municípios, destaca a importância da parceria da Secretaria de Agricultura com o setor cafeeiro. “Expor na Agrishow, a maior feira agro da América Latina, é muito importante para a exposição dos nossos produtos. Somos muito parceiros da CATI, participamos das reuniões da Câmara Setorial do Café e mandaremos muitas amostras para o concurso”, destacou.
“O concurso era apenas regional, com cooperativas e associações. Agora, nos últimos 2 anos, se tornou estadual, integrando todos os produtores paulistas. Em 2022, o primeiro concurso neste molde, foram 189 amostras enviadas. Em 2023, o número aumentou para 328, e neste ano, a nossa expectativa é atingir 500 amostras”, observou Geraldo Nascimento Junior, diretor da CATI Regional de Franca, da SAA.
O café foi o principal motor econômico do Brasil e de São Paulo no final do século XIX e início do século XX, na época conhecida como “Ciclo do Café”. Hoje, a produção de café no Estado de São Paulo está avaliada em 5,4 milhões de sacas beneficiadas, representando um crescimento de 7,4% em relação a 2023, dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). As cinco principais regiões cafeeiras paulistas estão em Franca, São João da Boa Vista, Marília, Ourinhos e Bragança Paulista.
Para a produtora Rosa Palaro, o concurso reconhece a qualidade dos cafés especiais do estado. “O convite da Secretaria para expormos aqui, junto com a oportunidade de participar do concurso traz visibilidade e reconhecimento para os produtores”, relatou.
O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.