Vietnã destaca potencial de seus cafés em fórum comercial na Argélia
O 10º Fórum Africano de Investimento e Comércio (AFIC10) teve lugar em Argel, Argélia, nos dias 04 e 05 de maio, reunindo cerca de 800 delegados de 39 países e territórios.
Realizado sob o tema "O seu caminho para o mercado africano", o fórum, organizado pelo Centro Árabe-Africano para o Investimento e Desenvolvimento (CAAID), destacou a importância da implementação do Acordo de Comércio Livre Continental Africano (AfCFTA) e da promoção de um aumento de comércio regional.
O evento facilitou centenas de reuniões entre empresas, promovendo parcerias e colaboração entre as partes interessadas que procuram entrar no mercado africano.
Uma exposição concomitante apresentou diversos setores, incluindo exportação, comércio, agricultura, processamento de alimentos, turismo, serviços, tecnologia e transformação digital. Além disso, estiveram representados setores como energia, construção, administração pública, saúde, farmacêutica, investimentos, finanças, transportes e meio ambiente.
A embaixada do Vietnã e o Gabinete Comercial do Vietnã na Argélia colaboraram para montar um estande apresentando vários produtos vietnamitas a potenciais parceiros africanos, tais como café, pimenta, castanha de caju, nozes de macadâmia, arroz de coco, produtos farmacêuticos e artesanato.
O conselheiro comercial Vietnamita na Argélia, Hoàng Đức Nhuận, disse que é a quarta vez que o Vietname se junta ao evento com o objectivo de compreender as políticas comerciais e de investimento em África.
De acordo com os dados aduaneiros do Vietname, o volume de negócios das exportações entre o Vietname e África aumentou 31,7% no primeiro trimestre deste ano. O valor do comércio entre o Vietnã e a Argélia atingiu 75 milhões de dólares, um aumento de 16% em termos anuais.