Associação Comercial de Santos emite os primeiros Certificados de Origem Digital
Com sucesso absoluto, com ganhos em segurança e agilidade, a Associação Comercial de Santos emitiu seus primeiros Certificados de Origem Digital, no contexto do recente acordo bilateral assinado entre Brasil e Argentina. Esse novo sistema, desenvolvido diretamente pelos governos no âmbito da Associação Latino Americana de Integração – Aladi – em conjunto com as instituições emissoras, elimina definitivamente a utilização de papel. Gradativamente, o serviço será ampliado para outros países membros da Aladi, tais como México, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, dentre outros.
O COD é um sistema que permite a emissão eletrônica do Certificado de Origem por meio de assinatura digital utilizando e-CPF tipo A-3. É simples, rápido e muito seguro e representa um grande avanço tecnológico nas operações de comércio exterior.
A Associação Comercial de Santos está integrada a esse processo desde 2009, acompanhando e contribuindo com o Governo Federal por meio do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC).
Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, a integração ao COD é consequência de um longo trabalho, visando sempre a melhoria dos serviços prestados aos associados e aos empresários em geral.
“Sem dúvida, é mais uma grande conquista da nossa Associação Comercial de Santos e demonstra a permanente preocupação com a modernização tecnológica. Trata-se de um grande avanço, com benefícios diretos para o comércio exterior brasileiro”.
O Certificado de Origem é documento que comprova ao país comprador a procedência do produto adquirido. O modelo varia de acordo com o artigo negociado e com o bloco econômico de que cada nação importadora faz parte.
Embora seja exigido pelo importador e/ou pela aduana do país importador, com fins de redução ou isenção do imposto de importação, o Certificado de Origem também pode ser solicitado pelo próprio exportador, ainda que seu cliente não tenha qualquer benefício tributário. Neste caso, o envio deste documento traz maior credibilidade.
Ao emitir o Certificado de Origem, o importador é beneficiado com redução e até eliminação de impostos de importação. O exportador, por sua vez, pode oferecer produtos a preços mais competitivos, o que facilita a conquista de mercados. Para os consumidores, o aumento da concorrência multiplica as chances de aquisição de produtos de melhor qualidade e melhores preços.
Vale lembrar que a Associação Comercial de Santos presta o serviço de emissão do Certificado de Origem tanto para as empresas associadas (que têm desconto nos valores), quanto para as não associadas.