Entidade cafeeira da Colômbia apresenta números da gestão
Com o anúncio do aumento da produção de café, da compra do grão cereja e da reconfiguração logística, entre outros, o diretor executivo da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia, Germán Bahamón, destacou as ações de seu primeiro ano em uma única mensagem: Más Federación.
Como anunciou ao ser escolhido como dirigente, ele indicou que buscou trabalhar sob aspectos de austeridade, eficiência e atenção permanente ao ambiente setorial.
Compra em cereja: avançar na custódia da qualidade, aproveitar os subprodutos do café, cuidar do meio ambiente e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida dos cafeicultores, são os objetivos que acompanham a promoção de centros de processamento para compra de café em grão.
Reconfiguração logística: na busca pela eficiência, foi realizado um trabalho responsável de revisão da logística do café, determinando alternativas que atendam ao atual ambiente de produção. Assim, terá início a reconfiguração da logística do café; Este importante compromisso visa preservar melhor as propriedades organolépticas do café ao menor custo possível, para tornar mais eficiente a operação de exportação.
Para aproveitar o conhecimento desenvolvido ao longo de décadas nas empresas do sindicato, será promovida a utilização de denominações de origem regionais, procurando a consolidação de marcas regionais que possam ser comercializadas aproveitando a força do sindicato, o conhecimento da Almacafé na indústria e a do Procafecol no marketing.
Dessa forma, a cada dia mais cafeicultores poderão avançar na cadeia de valor por meio de uma marca unificada ou de marca própria. O primeiro modelo deste tipo será lançado no departamento de Huila com a marca Al Sur.
Em números:
Procafecol (Juan Valdez):
Experimentou crescimento em vendas e royalties:
Crescimento de 21% em royalties ao final de 2023
$ 40.416 milhões de pesos em royalties pagos no final de 2023
Crescimento de 24% nas vendas ao final de 2023
Almacafé:
Teve crescimento no resultado operacional:
Crescimento de 14% no resultado operacional durante o primeiro trimestre de 2024 VS. 2023
62% de renda de outras empresas que não o Fundo Nacional do Café, vs. ano anterior
Café bom
Aumentou seus lucros:
US$ 41,2 milhões em aumento de lucros
5 % de participação no mercado global de café liofilizado
Fonte: Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia.