Presidente da CNA visita júri técnico do Prêmio de Cafés Especiais
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, visitou, na quinta (9), o júri técnico do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Edição Cafés Especiais.
A iniciativa da CNA é realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e com a empresa da consultora e barista Helga Andrade.
O presidente conheceu todo o processo de degustação de cafés das espécies arábica e canéfora (conilon) e como foi feita a avaliação por meio de um tablet que acessa o código das amostras que estão sem identificação.
Martins também visitou o espaço onde os cafés são torrados e coados adequadamente e colocados em uma máquina que, por meio de inteligência artificial, é capaz de avaliar padrões de qualidade da bebida.
Durante quatro dias, os jurados degustaram 232 cafés especiais e, desse total, serão selecionados dez, sendo cinco de cada categoria. A última etapa é a análise das histórias dos finalistas. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos ouro, prata e bronze.