Entidades se reúnem e traçam ações sobre levantamento de safra de café do país
A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Conselho Nacional do Café (CNC) e várias cooperativas cafeeiras voltaram a se reunir nesta quinta-feira (09) para promover um alinhamento das novas ações em busca do aperfeiçoamento do levantamento de safra do café do Brasil. Conduzida pelo Diretor-Executivo de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, o objetivo foi conhecer o mapa de atuação das cooperativas em relação à produção cafeeira e avançar nas melhorias dos protocolos de levantamento de safra de café e do parque cafeeiro.
O encontro contou também com a participação de Aguinaldo Lima (Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS), representando o setor privado do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que fez uma apresentação importante sobre os recursos que serão disponibilizados através do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, Funcafé, para o aprimoramento.
Cabe lembrar que através da gestão do CNC e o apoio do Secretário de Política Agrícola, Neri Geller, que compreendeu o alcance do projeto, a Companhia Nacional de Abastecimento vai receber um repasse de R$ 1.7 milhão oriundos de recursos do Funcafé, especificamente para serem utilizados no levantamento de safra cafeeiro.
“Acreditamos que esse será um avanço significativo, já que somos conscientes dos desafios financeiros enfrentados pela Companhia Nacional de Abastecimento. Mais uma vez prova que o Funcafé é fundamental para o avanço das pautas do café, e assim como fomenta nossa pesquisa, agora colabora com o levantamento de safra. Isso é extraordinário”, explica Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Durante a reunião, as cooperativas promoveram uma breve apresentação de suas metodologias, demonstrando as diferenças entre os métodos de captação de dados e tabulação dos resultados.
Sílvio Porto, diretor do Dipai, sugeriu que as cooperativas façam o envio de informações relevantes que podem nortear o processo de aprimoramento do levantamento da safra. Ficou definido que a CONAB enviará um questionário para as cooperativas, visando entender o processo e a dinâmica das áreas cafeeiras atendidas por elas e como é feito o levantamento em cada região. Esses dados servirão de base para dar continuidade aos trabalhos colaborativos visando aprimorar as previsões de safra de café.
Aroldo Antônio de Oliveira Neto, Superintendente de Informações da Agropecuária – Suinfa, esteve presente com sua equipe e destacou o papel fundamental da parceria nesse processo de construção. “O nosso grande objetivo é entendermos os métodos utilizados por cada um e chegarmos a um consenso de qual o melhor processo, para divulgarmos com assertividade os dados e como eles foram adquiridos. Isso transmitirá segurança a todos”, explicou.
Ricardo Lima (Cocapec), coordenador do Comitê Técnico de Estatística do CNC, pontuou que o trabalho realizado por cada um vai nortear a construção de números ainda mais aprimorados. “Temos vários ‘Brasis’, com a produção de café sendo realizada em vários relevos diferentes, com suas peculiaridades. Porém, com a construção do consenso chegaremos a um levantamento robusto”, destacou.
Novas reuniões acontecerão nos próximos dias para um levantamento ainda mais técnico, após o envio das informações por parte das cooperativas. “Queremos agradecer todo o empenho da equipe da Conab e do trabalho conduzido pelo diretor Sílvio Porto, que com sua competência e dinamismo fará com que essas ações conjuntas tragam os resultados que a cafeicultura necessita”, elogiou Silas Brasileiro.