Cooperativa cafeeira envolve mulheres em projeto voltado para educação fiscal
Não apenas em cultivo ou colheita está resumido o agronegócio. O dia a dia das propriedades rurais exige atenção aos mais diversos aspectos administrativos, inclusive no que se refere a obrigações fiscais e a tributos.
Com o intuito de facilitar o acesso a conhecimentos e informações importantes dentro desta temática, o Núcleo Feminino da Cooabriel preparou dois eventos com foco em conceitos tributários, realizados no início do mês de maio, em Nova Venécia e São Gabriel da Palha.
Ao todo, cerca de 50 mulheres cooperativistas participaram das agendas de capacitação, que aconteceram através de parceria firmada com o Senar-ES. Conforme explica o gerente administrativo e financeiro da instituição, Welingtonglei Alexandre de Carvalho, o seminário de educação fiscal acontece em coparticipação com a Secretaria da Fazenda Estadual-SEFAZ/ES, através do Projeto “Conhecer para crescer”.
“O objetivo é elevar o nível de informações e esclarecimentos aos produtores rurais no detalhamento das suas obrigações fiscais, incluindo impostos, contribuições e outros, ajudando assim no entendimento dos seus deveres como contribuintes, além de evitar problemas com o fisco”, esclarece.
Ainda segundo Carvalho, através do seminário ganham destaque a divulgação dos direitos e a inclusão de benefícios advindos da sua regularidade fiscal, como os benefícios previdenciários, incentivos fiscais e acesso a programas governamentais. “Acreditamos que estimular a cidadania fiscal junto aos produtores rurais, através da sensibilização no seminário, ajudará a fortalecer a democracia e a construir um país mais justo e igualitário”, finaliza.
Como pontos de destaque nos eventos, foram esplanadas informações sobre o aplicativo Nota Fiscal Fácil - NFF, para emissão de documentos fiscais eletrônicos e que será de uso obrigatório para produtores a partir de janeiro de 2025, seguindo determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ.
Segundo a coordenadora do Núcleo Feminino da cooperativa, Nadya Bronelli, a busca constante por informações relacionadas a esses temas estimulou os encontros. “Nossa principal motivação foi a de capacitar nessa área que, embora seja presente e importante tanto no dia a dia quanto para o futuro das propriedades, tem sido pouco abordada”, analisa.
A cooperada Julyana Rigoti Ventorim participou da agenda em Nova Venécia e relata que o conhecimento adquirido será de grande valia na administração de sua propriedade. “O treinamento foi muito esclarecedor porque já nos orientou a respeito das mudanças na tributação. As informações foram passadas de forma didática. Foi muito importante para entendermos melhor as tributações nas nossas atividades econômicas”, afirma.