Vietnã: Pimenta ultrapassa o café na “corrida” pelo aumento de preços
Pimenta e café são os principais produtos do povo do Planalto Central. Ambos os produtos agrícolas estão na “corrida” para aumentar os preços a partir do segundo semestre de 2023, e prevê-se que os preços da pimenta e do café possam continuar a aumentar e manter níveis elevados num futuro próximo devido à escassez de oferta e ao mau tempo, clima desfavorável.
De acordo com a Associação de Pimentas e Especiarias do Vietname (VPSA), nos primeiros 4 meses de 2024, o Vietname exportou 83.067 toneladas de pimenta de todos os tipos, com um volume de negócios total de exportação de 352 milhões de dólares. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o volume de exportações diminuiu 19,4%, mas o volume de negócios aumentou 10,3%. Nos primeiros 4 meses de 2024, o preço médio de exportação da pimenta atingiu 4.214 USD/ton, um aumento de 36,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os preços da pimenta aumentaram acentuadamente recentemente devido à oferta limitada, enquanto a procura dos Estados Unidos, da China e da UE está a aumentar. Nas bolsas internacionais, os preços da pimenta preta aumentam continuamente e situam-se entre 4.900 e 5.200 USD/ton; A pimenta branca custa de 6.500 a 7.300 USD/tonelada dependendo do tipo.
Segundo a VPSA, nos últimos anos os preços da pimenta permaneceram baixos durante muito tempo, fazendo com que a área diminuísse. Os jardins de pimenta envelhecidos foram substituídos por outras culturas, especialmente o durião, razão pela qual os preços da pimenta aumentaram continuamente nos últimos tempos.
De acordo com analistas, há muitas informações boas que continuam a apoiar os preços do café, já que a moeda real brasileira subiu para o seu nível mais alto na última semana e meia em comparação com o dólar americano. Um Real mais forte limitará o poder de venda dos produtores de café brasileiros.
Entretanto, a insuficiência de chuvas no Vietname e no Brasil continua a ser uma fonte de preocupação que poderá limitar a produção e estimular a actividade de compra. A oferta de café Robusta continua escassa no Vietnã e deverá durar até a nova safra.
O Departamento Geral das Alfândegas do Vietnã informou na sexta-feira passada que as exportações de café do Vietnã em abril diminuíram 19,5% em relação ao ano anterior, para 152.073 toneladas.
De acordo com a Vietnam High Coffee Association, o evento climático El Nino do ano passado apoiou o aumento dos preços do café nos últimos tempos. Atualmente, as áreas de cultivo de café nas Terras Altas Centrais têm chovido, no entanto, informações de muitas fontes em fóruns de cafeicultores vietnamitas mostram que parece que a chuva chegou tarde demais para salvar os frutos para a produção da safra 2024/2025, colhida em outubro de 2024. Em alguns lugares, a fonte da árvore nem sequer pode ser salva.
Olhando para trás, há muitos anos, o preço da pimenta era sempre 2 a 3 vezes superior ao preço do café. No entanto, os preços da pimenta caíram continuamente no período 2016-2020 e, em 2029, caíram para menos de 40.000 VND/kg, para se equipararem aos preços do café. Em 2023, os preços do café dispararão e ultrapassarão os preços da pimenta em 30.000 – 40.000 VND/kg.
As informações sobre a redução da oferta e o aumento da demanda fizeram com que os preços do café aumentassem continuamente ao longo do ano passado, de 38.000 VND/kg em janeiro de 2023, para 80.000 VND/kg em 15 de fevereiro de 2024, estabelecendo o marco de 100 mil VND/kg em final de abril de 2024.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, as exportações de café do Vietname em Abril de 2024 atingiram 170.000 toneladas, um volume de negócios superior a 644 milhões de dólares, um aumento de 3,9% no volume e um aumento acentuado de 61,5% no volume de negócios em comparação com o mesmo. período em 2023.
Acumuladas nos primeiros 4 meses de 2024, as exportações de café do Vietname atingiram quase 756 mil toneladas, com um volume de negócios superior a 2,57 bilhões de dólares, um aumento de 5,4% no volume e um aumento acentuado de 57,9% no volume de negócios em comparação com o mesmo período em 2023. O preço médio do café de exportação em abril de 2024 continua a aumentar, atingindo 3.791 USD/tonelada, um aumento de 55,4% em relação ao mesmo período em 2023.
Devido ao aumento contínuo dos preços internos do café devido à escassez de bens, alguns fabricantes de exportação disseram que durante mais de uma semana não tiveram quaisquer bens para comprar, fazendo com que a capacidade de produção despencasse entre 30-70%. Os contratos de exportação também cessaram porque o aumento dos preços fez com que os parceiros passassem a importar produtos da Índia, do Brasil e da Indonésia. Prevê-se que esta situação perdure até que a febre dos preços do café arrefeça e a oferta global aumente.