Em Portugal, café verde é a nova tendência fit para perder peso As bebidas saudáveis prometem ser protagonistas este ano. Depois do sucesso do Golden Milk e do sumo de chia, é a vez do café verde invadir as redes sociais. É considerado um aliado na perda de peso, sendo mais potente do que o grão de café torrado. É por isso que o grão verde tem estado sempre inserido nas novas dietas de emagrecimento.
O café que habitualmente bebemos é sujeito ao processo de torrefação a temperaturas de 180 a 240 graus, durante sete a 15 minutos, o que transforma as características originais do café, bem como o seu valor nutricional, cor e sabor.
“Este processo altera as suas propriedades, perdendo parte do ácido clorogénico, um composto antioxidante que ajuda na perda de peso”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.
Ao longo dos anos, provou-se que o ácido clorogénico pode reduzir a absorção dos hidratos de carbono, baixar a glicémia e evitar os picos de insulina. Segundo a especialista, é este composto que, aliado à cafeína, torna o café verde mais poderoso do que o café torrado no que diz respeito ao emagrecimento e redução de gordura corporal, que pode baixar cerca de 3,6 por cento enquanto que com o café normal desce apenas para os 0,7.
É um fenómeno nas redes sociais.
Mas, afinal, o que é o café verde?
“O café verde não é mais do que os grãos de café antes de serem sujeitos a torrefação, podendo ser tomado sob a forma de infusão (10 gramas de café moído para cerca de 200 mililitros de água, devendo-se filtrar o café com um papel de filtro) ou como suplemento alimentar”, explica.
No final, fica com uma bebida bastante agradável, de cor verde clara e sabor levemente vegetal com notas de frutos secos. É ligeiramente mais amargo, mas mais frutado também.
Pode beber duas a três chávenas por dia. Pode encontrar café verde moído (100 gramas) à venda nas lojas Celeiro, por 5,05€ — é um produto biológico, sem glúten e sem lactose.
O famoso grão.
Além da perda de peso, existem mais benefícios?
De acordo com a nutricionista, o café verde promove a oxidação de gordura, acelera o metabolismo, promove o estado de alerta, previne o envelhecimento celular, diminui os níveis de colesterol e aumenta os níveis de energia.
Contudo, também existem possíveis efeitos secundários, como ansiedade, insónias, dores de cabeça e diarreia. E não deve ser consumido por mulheres grávidas ou a amamentar.