Projeto piloto de cooperativa consorcia apicultura com produção de café
Um projeto-piloto criado para conciliar a apicultura às lavouras de café conillon, estreitando ainda mais a relação entre sustentabilidade e produtividade: essa é a proposta do Apiário Cooabriel, recém-instalado na Fazenda Experimental da cooperativa, em São Domingos do Norte.
Nesta primeira fase, o apiário conta com 30 colmeias, quantidade que deverá ser ampliada nos próximos meses, conforme explica o apicultor Juliano Cordeiro, parceiro no projeto-piloto. “Estamos preparando a estrutura para dobrar a quantidade de colmeias até o fim deste ano. A ideia é que o apiário seja um local de estudo e capacitação, tanto para quem já atua quanto para quem deseja ingressar na atividade”, explica.
A apicultura pode ser uma grande aliada dos cafeicultores, trazendo benefícios em diversos aspectos. Estudos sugerem que a polinização, fundamental em diversos cultivos, incluindo o café conillon, pode ser potencializada pela presença de abelhas nas lavouras, conforme explica o gerente corporativo em agropecuária da Cooabriel, José Roberto Gonçalves.
A polinização, fundamental em diversos cultivos, pode ser potencializada pela presença de abelhas nas lavouras – Foto: Divulgação
“É visível o impacto que as abelhas e outros insetos polinizadores têm sobre as lavouras, trazendo ganhos tanto para a produtividade quanto para a padronização e qualidade dos frutos”.
Ainda segundo Gonçalves, adotando boas práticas é perfeitamente possível conciliar os tratos culturais com a presença das abelhas dentro das propriedades.
“Para otimizar resultados, é importante que o manejo das lavouras seja feito com atenção a alguns critérios. Há uma série de produtos fitossanitários no mercado que podem ser utilizados no manejo integrado, permitindo preservar tanto as abelhas quanto as floradas do cafeeiro”, conclui.
O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, confirma que a instalação do apiário tem a intenção de levar conhecimento para os cooperados da cooperativa, além de permitir conhecer de perto as potencialidades econômicas desse nicho.
“O projeto-piloto foi elaborado tendo a sustentabilidade como plano de fundo, mas também trazendo em si a possibilidade de ser uma nova atividade econômica para os cooperados, na qual seria possível obter retorno financeiro. A instalação desse apiário vai permitir mapear essas oportunidades e levar a uma visão mais ampla sobre o potencial desse mercado”, afirma.