Festival em São Paulo mira mercado de cafés especiais
Os cafés especiais, que são chamados assim pelo trato agrícola pré e pós colheita, também apresentam margem de ganhos maior para o produtor e oferecem sabores diferenciados para o consumidor. É esse mercado, diferente da lógica de commodity, que o evento SP Coffee Festival, quer disseminar.
De acordo com a organização do festival, que acontece de hoje até domingo no Parque Ibirapuera, o momento é de estímulo ao aumento do consumo de cafés especiais.
Para isso, o principal atrativo do evento são as mostras de colheitas exclusivas, microlotes, além de processos de cultivo e os métodos de torrefação que diferenciam um café especial. Quem visita também pode conhecer as torrefadoras, distribuidores e os produtores do grão.
"O Brasil, maior produtor de café do mundo, tem visto uma transição significativa dos grãos comerciais para os cafés especiais", destaca a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Segundo a entidade, o mercado de cafés especiais registrou um crescimento anual médio de 15% na última década no país.
No mundo, esse segmento deve crescer 7,6% até 2025, chegando a um valor de US$ 83,6 bilhões, conforme apurou a Specialty Coffee Association (SCA).