Debate muda tudo na eleição nos EUA e Biden será pressionado a desistir
O debate eleitoral de ontem abriu uma intenso discussão nos EUA sobre a substituição do presidente Joe Biden como candidato presidencial do Partido Democrata. Biden teve um desempenho terrível e expôs a sua principal fraqueza nesta campanha eleitoral: os seus 81 anos de idade. A maioria dos americanos considera o presidente velho demais para liderar o país mais poderoso do mundo. O debate sem dúvida confirmou essa percepção.
A maioria dos americanos já esperava um desempenho pior de Biden no debate, segundo pesquisas. Mas certamente não tão pior. Também já era amplamente esperado que seria um debate mais sobre a forma, isto é, sobre a imagem que os candidatos conseguiriam projetar de si, do que sobre conteúdo. E foi exatamente nesse ponto que Biden fracassou miseravelmente.
O presidente parecia 30 anos, e não apenas 3, mais velho que seu adversário. Biden nunca foi um grande orador, mas ontem ele gaguejou, estava rouco, tinha dificuldade de dicção, várias vezes se esqueceu o que iria dizer ou perdeu o raciocínio. Enquanto Trump falava, ele olhava para baixo ou para o infinito, parecia perdido, não reagia ao que Trump dizia, por mais absurdo que fosse.