Sindicato Rural de Jaguaré (ES): quebra na produção de café conillon
Leia, na sequência, comunicado emitido pelo Sindicato Rural de Jaguaré, Espírito Santo, sobre a quebra na produção de café conillin na safra 2024/2025.
O presidente do Sindicato Rural de Jaguaré, Gedson Geraldo Salarolli, no uso de suas atribuições que lhe confere o estatuto desta entidade, vem informar e alertar os nossos associados e o mercado cafeeiro que a safra de café conillon no norte do Estado do Espírito Santo deverá ter uma quebra significativa na temporada 2024/2025.
Pelas nossas sondagens junto aos nossos cafeicultores associados e outros cafeicultores do norte do Espírito Santo, estimamos uma redução de safra entre 35% e 40%, decorrente de uma má formação dos frutos, que estão miúdos e de baixa qualidade devido à má granação.
Reputamos que as causas principais dessa redução na produção foram as altas temperaturas, juntamente com os períodos de longa estiagem durante o enchimento dos frutos, logo após a fase de chumbinho e durante o crescimento dos frutos.
Durante meses, as lavouras de café conillon foram severamente afetadas pela falta de chuvas, resultando em um déficit hídrico substancial que comprometeu a fenologia e o desenvolvimento adequado dos frutos.
Esse cenário impacta diretamente a oferta de café conillon no mercado, com uma redução expressiva na quantidade disponível para comercialização, pois não há estoques remanescentes.
Recomendamos anos nossos associados e à cadeia de comercialização e industrialização que ajustem suas expectativas e façam um novo planejamento dentro da realidade dessa colheita, levando em consideração uma quebra de produção significativa.
Estamos trabalhando para mitigar os impactos dessa situação e manter a sustentabilidade do cultivo de café na regi]ão. Agradecemos pela compreensão e apoio de todos neste momento desafiador.
Certos de contarmos com o empenho e a colaboração de todos para enfrentar essa adversidade, colocamo-nos à disposição para fornecer quaisquer informações adicionais que se forem necessárias.
Data: 29/06/2024 12:16 Nome do Usuário: João do bagaco Comentário: Aqui no bagaço ( lajinha mg ) achei que estava fazendo a coleta de pimenta do reino , de tão pequeno que está o grão, aqui está dando e de 12 a 15 balaios para um saco , quase 50% de quebra !