Temporada 24/25 marcada por problemas climáticos no Sudeste Asiático
Por Kinh Vu
Em vez de notícias secas, todos os dias são iguais, até agora não sobrou muito café de verdade, então esperar pelos preços, um dia para cima, três dias para baixo não é mais atraente para os clientes que detêm mercadorias. Por isso, hoje, por ocasião do fim de semana, gostaríamos de enviar aos leitores do Giacaphe.com a coluna Weekend Coffee Story .
Na história do café deste fim de semana, ainda não esquecemos de trazer as últimas informações sobre o café do dia a dia. Além disso, para mudar o clima, também gostaríamos de lhe enviar histórias de quatro vias sobre o café, sem seguir nenhuma regra do assunto, são apenas histórias, discussões subjetivas com alguém que tem muitos anos de monitoramento e observação do mercado.
Porém, a primeira coisa ainda são os resultados dos preços do café que os dois mercados fecharam no último fim de semana.
Como vimos, as negociações de setembro do café Arábica na sexta-feira fecharam em alta muito ligeira, 0,45 centavos/libra, após terem sido negociadas em um nível moderado durante a sessão, de 4,3 centavos negativos para 2,2 centavos/libra positivos.
Paralelamente, o café Robusta fechou em queda de 36$, a 4.011$/t, após o mercado ter negociado em uma faixa relativamente ampla de +58$ a -66$ durante a sessão, deixando as pessoas entusiasmadas por não saberem o preço real do café Robusta. Principal produto do Vietnã, que direção pretendemos seguir?
Ao ler uma reportagem, você pode ver uma explicação para um aumento ou diminuição com linhas curtas, como: "os preços aumentam devido a menos chuva ou mais sol", "O aumento do estoque faz com que os preços diminuam", etc. , foi por respeito ao texto original que tivemos que traduzi-lo, mas na perspectiva de um pesquisador independente do mercado cafeeiro, não acreditamos muito nessas explicações.
Há muito tempo sabemos que o mercado cafeeiro se tornou um verdadeiro mercado financeiro, muitos traders no pregão, não que venham de endereços relacionados ao café, como produtores, comprando e vendendo diretamente café, processadores, torrefadores. ... não, com o avanço da informática e a comodidade dos celulares, qualquer pessoa no mundo hoje pode ter. Você pode ser um investidor, comprando e vendendo café como muitas outras commodities. E esta força é agora tão grande quanto o exército Yuan, contribuindo para controlar o preço do café e, claro, eles também têm que se referir às questões de sol, chuva e produção nas áreas de cultivo, especialmente eles também sabem como cuidar. Julho é um mês emocionante que pode aquecer os preços do café caso o clima no Brasil esfrie nesta temporada.
Os preços do café na sexta-feira foram negociados mistos, com o Arábica caindo para o menor nível em duas semanas e o Robusta caindo para o menor nível em uma semana. Falando do Brasil, gostaríamos de informar que uma das razões para a queda dos preços desde o alto nível da sessão da última sexta-feira é o impacto da queda do preço do Real brasileiro. Quando esta moeda desce, muitas vezes estimula as vendas dos produtores e os investidores muitas vezes seguem o exemplo para vender ou liquidar as suas posições compradas por medo de cair ainda mais, fazendo com que os preços caiam mais do que deveriam.
O ritmo da colheita de café do Brasil também está mais rápido do que o normal, aumentando a oferta de café e fazendo os preços caírem depois que a Safras & Mercado informou na sexta-feira que a colheita de café 2024/25 do Brasil estava 50% concluída em 25 de junho, mais rápido do que 45% concluída no mesmo vez no ano passado e mais rápido do que a média de cinco anos de 47%.
As condições meteorológicas deverão permanecer frescas e secas durante a próxima semana, o que é considerado sazonalmente normal para esta época do ano. Isso mesmo, uma experiência ao ler as notícias durante a safra de julho no Brasil que os leitores costumam ver é que o tempo está seco lá. Ouvimos isso nas notícias, mas muitas vezes não pensamos assim, porque o inverno no Brasil é a estação com um clima seco. muito sol, mas frio (às vezes com chuva fraca), muitas vezes favorável para a colheita e secagem do bordo, ao contrário do inverno em nosso país, que pertence ao Hemisfério Norte, que costuma ter muita chuva. No Hemisfério Sul, muitas vezes há colunas de ar frio subindo do Pólo Sul ou do Oeste do Brasil que contribuirão para a geada, também conhecida como geada, que é o que mais assusta no inverno brasileiro.
Vamos falar dos estoques certificados de café Arábica processado mantidos no mercado de Nova York, que ontem diminuíram 275 sacas, atingindo um nível de estoque de 808.184 sacas. Acredite ou não, enquanto os noticiários continuarem contando sacas de café de estoques como esse, ainda haverá problemas de abastecimento, então na nossa opinião os preços do café continuarão bons pelo menos até a safra 2025/2026, porque, é fácil perceber que a colheita de abril dos dois países com a Colômbia, principalmente Arábica, e a colheita da Indonésia, principalmente Robusta, parecem não ter levado a lugar nenhum, não vemos nenhum grande impacto nos preços após a colheita desses dois países. , especialmente os preços do Robusta ainda estão acima de US$ 4.000 e os preços do Arábica ainda estão acima de 200 centavos.
Então, às vezes, sentimos que há algo instável em notícias como os recentes comentários do Departamento de Agricultura dos EUA sobre o aumento da produção de café, bastante grandes como abaixo:
“A produção mundial de café deverá atingir 176,24 milhões de sacas, superior ao consumo de 5,6 milhões de sacas. O destaque foi o crescimento da produção no Brasil e na Indonésia, com produção 4,2% superior à temporada anterior e se aproximando de uma safra recorde em 2020/21.
Há algumas dúvidas sobre o otimismo excessivo do USDA, especialmente em relação à produção de café Robusta no Vietnã, estimada em 27,85 milhões de sacas. Esse número é muito superior às previsões de algumas tradings e ao sinal oficial da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), cerca de 22 a 23 milhões de sacas. Seca, temperaturas muito altas e surtos de pragas estão por trás do pessimismo do mercado. Mesmo com o regresso da humidade, as chuvas permanecem abaixo do normal durante o período de transição entre El Niño e La Niña, o que também cria preocupações sobre a produção no Vietname.”
Em todos os casos, a produção deve crescer acima do consumo e criar um excedente. No entanto, o esforço irá em grande parte para a reconstrução dos stocks que deverão crescer 8% após três épocas de declínio. Mas mesmo com esse aumento, os estoques ainda serão inferiores aos da temporada 22/23 e muito inferiores aos 37,49 milhões de sacas da temporada 20/21. Os níveis de estoque de café ajudam a diferenciar claramente essas duas realidades. Embora estejamos em 2024, a produção mundial ainda está a recuperar. Talvez, num cenário com a colheita no Vietnã atingindo cerca de 30 a 31 milhões de sacas como inicialmente esperado e com os estoques aumentando para cerca de 28 a 29 milhões de sacas, a situação fosse diferente. Mas este não é o caso da temporada 24/25, que é novamente marcada por problemas climáticos no Sudeste Asiático.
Essas são as bases que a história do café deste fim de semana quer enviar aos produtores e nos vemos no boletim informativo da próxima terça-feira de manhã.