Linhares (ES) realiza sétimo concurso de qualidade de café conillon
O 7º Concurso da Qualidade do Café Conillon de Linhares foi lançado nesta quarta-feira (3/7) durante dia de campo organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares. As inscrições estarão abertas entre os dias 8 de julho e 6 de setembro na sede da secretaria ou no endereço eletrônico https://forms.gle/pxzYj52JhBQG1fr79.
O concurso incentiva os cafeicultores a uma melhoria constante nos procedimentos e a investir em técnicas de cultivo e processamento que melhorem a qualidade dos grãos, um processo contínuo de aperfeiçoamento. Os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação que está prevista para o mês de outubro.
Serão definidos os dez primeiros colocados do concurso, sendo esses classificados para a segunda etapa de avaliação sensorial. As amostras dos lotes classificados da primeira etapa passarão por uma nova etapa de degustação para definir as 10 melhores amostras finalistas do concurso. As notas da 2ª etapa de avaliação vão compor o resultado final do concurso.
“O concurso de qualidade do café conillon se tornou um propulsor dos avanços na qualidade dos cafés da nossa região e do incremento de tecnologias de manejo pós-colheita, tornando-se referência no calendário capixaba do setor cafeeiro, dando oportunidade como forma de premiação de levar os dez primeiros colocados para passar uma semana em Belo Horizonte na Semana Internacional do Café – Sic – o que proporciona um enorme aprendizado em tecnologia que retorna em forma de investimento nas lavouras”, disse o secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin.
Se o cafeicultor optar por efetuar a inscrição de forma presencial, a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares está localizada no endereço Av. Augusto Calmon, 1675, no Centro, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
No dia de campo, que ocorreu na Fazenda Nova Esperança, localizada em Chapadão do XV, foram discutidos os seguintes temas: “Qualidade além da xícara”, ministrada pelo pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho; “A importância da sustentabilidade e certificação para o café conillon”, pelo supervisor comercial OFI/Olam, Evandro Guimarães; e “Tecnologias Bayer para altas produtividades”, pelo RTV Bayer Conillon, Anderson Andrade.