Potencial da Cafeicultura Indígena é destaque em dia de campo em Pacaraima
No dia 20 de junho de 2024, a Embrapa Roraima realizou o Dia de Campo sobre o cultivo do café em Roraima na Comunidade Indígena do Kauwe, no município de Pacaraima. O evento abordou temas como a implantação e manejo de lavouras, adubação, podas de formação e condução do cafeeiro, além das características das cultivares de Robusta Amazônico da Embrapa.
Participaram do evento a Chefe-Geral da Embrapa Roraima, Hyanameyka Evangelista de Lima Primo, os chefes adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Maristela Xaud, e de Transferência de Tecnologia (TT), Miguel Amador, além de pesquisadores da Embrapa Roraima, Embrapa Café e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Para a chefe-geral, a realização do dia de campo do café reforça o compromisso da Embrapa Roraima com o fortalecimento da cafeicultura no estado. "Este evento é o resultado do trabalho árduo da equipe da Embrapa, das instituições parceiras, dos parlamentares que acreditaram na seriedade do nosso trabalho e disponibilizaram emendas para iniciar este projeto, e do total comprometimento dos produtores da CI do Kauwe. Nosso objetivo, como instituição de pesquisa, é promover o desenvolvimento sustentável da cadeia do café, integrando saberes técnicos e tradicionais, e contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar em Roraima" afirma.
Entre as autoridades presentes estava o senador Chico Rodrigues, responsável pela emenda parlamentar para apoiar a cafeicultura do Kauwe e a validação de cultivares de trigo em Roraima, além de representantes de diversas instituições, incluindo a superintendente Federal de Agricultura de Roraima, Noemia Hass, (MAPA) o superintendente Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Cassiano Flauzino, o presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (IATER), Marcelo Pereira, o Secretário Estadual dos Povos Indígenas (SEPI), Terêncio Tadeu Lima, a Secretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI) e a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR). Além da participação de técnicos de assistência técnica rural e produtores, produtores da agricultura familiar Indígena da Comunidade Indígena do Kauwe.
Para o senador Chico Rodrigues, a Embrapa está altamente qualificada para desenvolver trabalhos de pesquisa com produtos de valor agregado, como o café. "Vimos a possibilidade de aportar recursos para que a Embrapa continuasse seu trabalho. O evento de hoje é prova do empenho que a Embrapa tem demonstrado na Comunidade Indígena do Kauwe e em outras comunidades indígenas", destacou.
O evento promoveu a troca de conhecimentos e discussões sobre as melhores práticas para o cultivo sustentável do café na região. Dois pesquisadores convidados conduziram as palestras e práticas de campo durante o dia.