Prefeitura e entidade mineiras realizam concurso de qualidade de café
A Prefeitura de Fortaleza de Minas e a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) recebem amostras de café para a realização do 3º Concurso Municipal de Qualidade de Café.
De acordo com a Emater, durante a primeira etapa do torneio os competidores devem entregar amostra de um quilo de café, do tipo bica corrida, até o dia 20 de agosto, no escritório da empresa que fica localizado na rua Guilhermina Álvares Dimas, 251. Conforme a empresa, após a entrega das amostras será realizada a classificação física e avaliação sensorial dos cafés recebidos.
Uma equipe de provadores de cafés especiais, comandada por André Águila, do município de Ibiraci, tem até o dia 20 de setembro para analisar os grãos.
A divulgação dos resultados será feita em cerimônia organizada pelos promotores do evento.
Segundo informações do engenheiro agrônomo Adriano de Carvalho, o concurso municipal teve início no mês de maio, durante o início da safra de café desse ano e deve se estender até agosto.
De acordo com o engenheiro, o concurso acontece em três etapas nos meses de agosto e setembro. “A divulgação dos resultados, na última etapa do concurso, até o momento, não tem data definida”, afirma Carvalho.
Segundo ele, a realização do torneio de qualidade de café é relevante para a avaliação e incentivo à produção de cafés especiais no município de Fortaleza de Minas.
“Nossa expectativa é que façamos um evento que atinja um público em torno de 100 pessoas”, afirmou.
O encerramento do concurso deve acontecer no município de Fortaleza de Minas em local e data ainda a ser definidos.