Cooperativa cafeeira promove fórum sobre condições climáticas na colheita
O 6º Fórum Café e Clima da Cooxupé será realizado no dia 31 de julho, em Guaxupé, no Sul do Estado de Minas Gerais. Primeiramente, o evento acontecerá no auditório da Matriz, das 14h às 17h. Além disso, os cooperados podem acompanhar a transmissão on-line ao vivo pelo Hub do Café e pelo canal da cooperativa no YouTube. Acima de tudo, o encontro é indicado para profissionais, cafeicultores e estudiosos nas áreas de produção de café e de agronomia.
Nesta edição, o fórum vai discutir as condições climáticas na colheita do grão em 2024. E, ainda, quais serão as previsões para a safra de 2025. Isso com informações técnicas climatológicas e ambientais.
Ao todo, pois, haverá três palestras com especialistas e pesquisadores da área. A abertura do evento será com a diretoria executiva da cooperativa. Em seguida, a mediação fica por conta do engenheiro agrônomo Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.
“De forma técnica, trazemos temas relevantes para orientar nossos cooperados sobre a colheita atual e a próxima safra. Os palestrantes possuem grande conhecimento em suas áreas e estudam constantemente para trazerem informações atualizadas aos cafeicultores”, explica Araújo.
Sobretudo, a primeira palestra será do engenheiro agrônomo Guilherme Vinícius Teixeira. Ele é coordenador de Geoprocessamento da cooperativa. O tema será “Condições meteorológicas ocorridas na safra 2024/2025 e suas consequências nas regiões cafeeiras da Cooxupé”.
Depois, será a vez da apresentação do agrometeorologista e engenheiro agrônomo Marco Antônio dos Santos. Ele é sócio fundador da empresa Rural Clima. Antes de mais nada, ele vai palestrar sobre “Previsões climáticas para a safra 2025 – como se prevenir da La Niña”.
A terceira explanação será do professor José Donizeti Alves. Ele é engenheiro agrônomo e professor de Fisiologia Vegetal na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O especialista, portanto, vai discutir “Impactos do clima adverso na fisiologia do café: Uma análise da safra 2024 e perspectivas para 2025”.
Programação14h: Abertura com a Diretoria Executiva da Cooxupé
14h15: Palestra de Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé. Tema: “As condições meteorológicas ocorridas na safra 2024/2025 e suas consequências nas regiões cafeeiras da cooperativa”.
15h00: Palestra de Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, sobre as previsões climáticas para a safra 2025 e como se prevenir da La Niña.
15h40: Palestra de José Donizete Alves, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre os impactos do clima adverso na fisiologia do café, além de análise da safra 2024 e perspectivas para 2025.