Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados ocorre na SIC em novembro
Mais uma oportunidade para os produtores rurais capixabas mostrarem o potencial de seus cafés especiais. A 3ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados possibilita que cafeicultores de todo o Brasil possam por em evidência os atributos e qualidades de seus produtos.
Os interessados na iniciativa do Sistema CNA / Senar, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), devem ficar atentos ao regulamento. Os diferenciais de cada amostra de café deverão estar relacionados a, pelo menos, uma das características apontadas no documento: Como a certificação de práticas sustentáveis, grãos provenientes de variedades, atributos sensoriais de qualidade de café especial, entre outros.
Com a gestão da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) focada na sustentabilidade, os produtores atendidos, junto com os técnicos, devem calcular a possibilidade de fazer um café de qualidade. Os que já alcançaram essa marca, basta se inscrever na 3ª edição do Cupping e Negócios.
O termo cupping se refere à degustação de cafés, feita profissionalmente por degustadores, com base no paladar e olfato. Os motivos para se inscreverem vão desde a divulgação de marca até o network com empresas e outros produtores.
O evento ocorrerá de 20 a 22 de novembro, na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerada a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, a SIC é um espaço de conexão entre os envolvidos na cafeicultura, do campo aos negócios.
O Técnico da Regional Sul, Rodrigo Tomazeli, ressalta quão importante é que os produtores participem. “Eventos como a SIC reúne pessoas que buscam o mesmo objetivo, porém com um potencial a mais. Como os possíveis compradores, que ao certificar que os produtores seguem todo rito da sustentabilidade e outras certificações para o mercado externo, podem adquirir um produto de notória qualidade e diretamente do produtor rural”, exemplifica.
As inscrições vão até o dia 1º de outubro, por meio do link: cnabrasil.org.br/cuppingcafe24. Os produtores devem preencher o Formulário do Produtor, com informações pessoais e o vínculo com a cafeicultura. Ainda no processo de inscrição, será necessário preencher a Ficha da Amostra, onde devem fornecer dados referentes ao lote de café que será enviado ao Cupping e Negócios.
Para finalizar, uma amostra deverá ser enviada ao endereço indicado no regulamento, com prazo de chegada até o dia 25 de outubro.