Capal estima comercializar cerca de 1 milhão de sacas de café
A Capal levou o encontro de cafeicultores para a Expoleite a fim de fortalecer o setor junto aos cooperados. Newton Openheimer Beraldo, coordenador da área de café da cooperativa, ressalta que a Capal atua para o desenvolvimento da cultura desde 2004, com foco na assistência técnica e aprimoramento tecnológico da atividade. “A partir de 2019, por meio de uma demanda trazida pelos próprios cooperados, implantamos um setor de comercialização, visando agregar valor na produção por meio do desenvolvimento sustentável”, comenta.
Durante a feira, a Capal anunciou a parceria com duas instituições financeiras para a liberação de R$ 39 milhões, por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Segundo a cooperativa, os recursos serão investidos na atividade cafeeira praticada na área da cooperativa, localizada no Norte Pioneiro do Paraná e no sudoeste do estado de São Paulo. Aproximadamente 600 cafeicultores associados serão beneficiados. Os recursos serão investidos em atividades como cultivo, industrialização até a comercialização final e o capital de giro para a manutenção dos negócios.
A expectativa deste ano da Capal é comercializar aproximadamente 1 milhão de sacas de café. “Nossa expectativa é captar mais recursos do que no ano passado, que foram de aproximadamente R$ 100 milhões”, revela Amilton Burgo Brambila, diretor financeiro da Capal. A cooperativa também vem investindo na exportação do produto desde 2023, o que já corresponde a 20% das negociações.