Geadas são verificadas em áreas cafeeiras da Alta Mogiana paulista
Confirmando as previsões da semana, alguns produtores de café amanheceram com registro de geada em áreas do parque cafeeiro do Brasil. Neste domingo, 11, haviam relatos do evento climático em áreas pontuais de arábica na Alta Mogiana e do Cerrado Mineiro.
Na região da Alta Mogiana/SP, o produtor Felipe Raucci mostrou nas redes sociais lavouras de arábica com gelo nas primeiras horas do dia. "Acho que dessa vez aqui fez ainda mais frio, totalmente congelado e as lavouras tinham recuperado tão bem", mostrou. Além de Felipe, outros produtores relatam a ocorrência em suas propriedades.
O produtor acredita que, em comparação com 2021, o impacto nas lavouras seja menor esse ano. Desta vez, aproximadamente 15 hectares foram atingidos. Na última ocorrência pelo menos 60% da produção ficou comprometida, mas ressalta que se trata de uma área que vinha se recuperando dos problemas da safra 21.
"Acredito que esse ano tenha feito entre -1 e 0ºC. Foi bem intenso o frio, como a gente tinha uma umidade alta em função de uma chuva que veio na noite anterior, a umidade relativa estava bastante alta, por isso a gente tinha névoa, parte seca e o café bastante congelado, mas graças a Deus, acho que o estrago não foi tão alto"
Veja, no vídeo abaixo, a ocorrência de geada na manhã deste domingo na cidade de Pedregulho, na Alta Mogiana paulista.