Depois que o clima de inverno no Brasil ficou fora de questão por enquanto, as conversas do mercado começaram a se voltar para os temores de que a recente seca no Brasil pudesse fazer com que as plantas de café florescessem mais cedo, obtendo o rendimento da próxima safra.
Porém, antes de falar sobre outros assuntos, que são o principal tema de discussão no mercado hoje durante o final de semana, precisamos verificar os preços nas duas bolsas no final do pregão de sexta-feira.
O café arábica de dezembro encerrou a sessão do fim de semana com alta de 6,05 centavos/libra e o café robusta de novembro fechou em alta de US$ 74, a US$ 4.452/t.
Os preços do café Robusta atingiram o máximo em três semanas e meia devido às preocupações de que as recentes condições de seca no Brasil poderiam fazer com que os cafeeiros florescessem mais cedo. A Cooxupé, a principal cooperativa cafeeira do Brasil, disse que os cafeeiros ainda estão em choque porque algumas áreas de cultivo de café no Brasil tiveram chuva suficiente nos últimos 120 dias.
Durante o fim de semana, foi relatado que os estoques de café Arábica com classificação certificada suspensa no mercado de Nova York aumentaram em 11.288 sacas, atingindo 836.921 sacas.
O Real continua mantendo seu preço após subir para um máximo de 5,475 em relação ao dólar, contribuindo também para os preços do café ao fechar com firmeza as negociações do fim de semana.
De acordo com fontes da Bloomberg - Na semana passada, o foco da história para empurrar os preços futuros do café para o maior aumento semanal em mais de um semblante em Nova York foi devido a preocupações com a oferta no principal produtor, o Brasil.
O mercado subiu cerca de 5% esta semana, depois que agricultores no Brasil relataram alguns casos dispersos de intervalo no fim da semana passada. “O medo da suspensão no Brasil no início desta semana cerebral pareceu preocupante, mas foi um forte lembrete da situação do mercado no momento”, disse Carlos Mera, analista do Rabobank.
Embora a colheita deste ano no Brasil pareça estar concluída, os comerciantes irão agora monitorar o clima durante o período de confronto nos próximos dois meses. Isto é visto como um sinal de rendimento precoce para a próxima época e os agricultores têm que poder ter uma contribuição prematura que possa melhorar na próxima época, uma vez que algumas regiões enfrentam tempo seco e tempo quente no início deste ano.
O segmento história importante que tem um forte impacto nos preços do café neste momento é a próxima implementação da lei anti-desflorestação da União Europeia.
O comerciante italiano de café Alkaff recorreu à plataforma Blockchain da Dimitra para garantir a conformidade com os Regulamentos de Desmatamento. Dimitra, um sistema operacional baseado em blockchain para tecnologia agrícola, lançou a Alkaff, uma empresa internacional de comércio de café verde com sede na Sicília, Itália, em sua plataforma Anti-Virus Due Diligence Services (EUDR – DDS) para garantir seu fornecimento de café. Está em conformidade com esta lei na Itália.
A plataforma utiliza inteligência artificial (IA) e tecnologia blockchain para localizar e analisar dados dos agricultores e garantir a conformidade do mercado com os Regulamentos de Desflorestação da União Europeia (EUDR).
Através do maior comerciante de café da Itália, com a plataforma da Dimitra para digitalizar processos, ajudar a monitorar a conformidade e demonstrar a fiscalização, isso aumenta ainda mais as nossas preocupações. Fico feliz em ter uma solução, porque trouxemos esta ou uma solução semelhante para aplicação em massa para produtores de café em países asiáticos, incluindo o Vietname - Oh! É possível?
Que conteúdo difícil e infeliz para a história do café do filme da semana.