Futuro representante do European Forest Institute visita CNC
No último dia 22, Edwin Gaarder, visitou o CNC (Conselho Nacional do Café). Durante a reunião, ele abordou os embates em curso entre diversos países e a União Europeia sobre o Regulamento de Diligência Devida da União Europeia (EUDR), que está prestes a entrar em vigor. Os países estão propondo adiar a implementação da lei para permitir uma melhor adaptação e finalização dos preparativos para demonstrar conformidade com esse regulamento. Disse que a União Europeia não está cedendo à solicitação de prorrogar a data de vigência do regulamento.
Gaarder foi recentemente contratado pelo European Forest Institute (EFI) como parte da Technical Facility, um mecanismo de assistência técnica para países produtores, mencionou que, em caso de dificuldades ou preocupações, deverá encaminhar as demandas para a delegação da União Europeia no Brasil.
A delegação encaminhará as demandas para Bruxelas, onde serão direcionadas a ele para assistência ao Brasil. Ele destacou que o EFI opera com recursos da União Europeia e se colocou à disposição para auxiliar sempre que necessário.
Ele também mencionou que estará atuando na área de rastreabilidade, além de citar o trabalho realizado em áreas que envolvem o uso de satélites. Por fim, Silas Brasileiro, presidente do CNC, destacou a importância da aproximação com a delegação da União Europeia para entendimento da sustentabilidade do café do Brasil, agradeceu a visita de Gaarder, desejando-lhe sucesso em sua mudança para Madri em sua nova atribuição.