O império cafeeiro de Phuc Sinh está gradualmente tomando forma
Por Quynh Nhu
Iniciando seus negócios em 2001, os empresários Phan Minh Thong e Phuc Sinh começaram a se destacar em 2007 com o título de 'Rei da Pimenta' do Vietnã. Após 23 anos de esforços contínuos, Phuc Sinh é atualmente o exportador número 1 de pimenta no Vietnã - respondendo por 8% da participação mundial no mercado de exportação de pimenta. Particularmente para os dois produtos pimenta seca a frio e molho de pimenta verde, Phuc Sinh representa cerca de 40% da participação no mercado global.
Somente em 2010 é que Phuc Sinh levou a sério o segmento cafeeiro quando construiu uma fábrica de processamento e torrefação de grãos de café para exportação em Binh Duong, com capacidade de 1.000 toneladas/ano. Em 2014, Phuc Sinh construiu outro complexo fabril em Dak Lak com capacidade de 10 toneladas de pimenta verde/mês, 10.000 toneladas de café fresco/ano, 20 toneladas de pimenta plana/mês.
Em 2017, Phuc Sinh investiu 100 bilhões de VND para construir uma fábrica de Phuc Sinh Son La de 45 hectares, com capacidade para 20.000 toneladas de café fresco/ano. Recentemente, Phuc Sinh Son La disse que investiu outros 100 bilhões de VND para construir uma fábrica adicional de processamento de chá em cápsulas de café - cascara.
As empresas investem com bastante cuidado em certificações sustentáveis. Em 2014, Phuc Sinh foi a primeira empresa vietnamita de especiarias a receber a certificação para padrões de agricultura sustentável ESG – Rainforest Alliance. Atualmente, Phuc Sinh possui cerca de 20 certificados de sustentabilidade, incluindo RA em suas áreas de cultivo de especiarias - agrícolas - café. Além disso, os produtos de café da Phuc Sinh também possuem certificação UTZ e BRC...
Em relação às áreas de cultivo, no site do ES, Phuc Sinh disse uma vez que estão colaborando com cerca de 10.000 agricultores que cultivam mais de 1.700 hectares de café Robusta e quase 1.000 hectares de Arábica, principalmente nas duas províncias onde instalaram fábricas: Dak Lak (cidade de Buon Ho) e Son La (cidade de Son La - distrito de Mai Son).
" A empresa está atualmente ligada a 33 cafeicultores em Son La para fornecer 330 toneladas de café maduro. A tecnologia de processamento em que Phuc Sinh investe deve utilizar 10kg de café fresco para produzir 2kg de café verde e 1kg de chá de cáscara. Depois de eliminar as frutas silvestres de baixa qualidade, a produção atual de chá de cascara da Blue Son La é de apenas cerca de 20 toneladas por ano ", disse o Sr. Vu Viet Thang - Diretor Geral da Phuc Sinh Son La.
No segmento atacadista B2B, Phuc Sinh vende atualmente grãos de café Robusta, Arábica, Excelsa (café de jaca) e grãos de café especiais em todo o mundo. No segmento de varejo, possuem 2 marcas: Blue Son La e K Coffee; mesma rede de café K Coffee.
Com os mercados externos, em 2023, a Phuc Sinh Comsumer assinou um acordo de cooperação com a LNS International Corporation para promover a distribuição de produtos de café sob a marca K Coffee nos mercados dos EUA, Europa, Austrália - Nova Zelândia e Japão.
Para que a marca se aprofunde nos canais de distribuição estrangeiros, Phuc Sinh assinou com um parceiro para levar o café K Coffee aos supermercados e redes de lojas de alimentos dos EUA a partir de 2022. Além disso, o produto também é vendido no e-commerce. plataformas Amazon, Walmart, Faire.
No mercado interno: Phuc Sinh Comsumer vende produtos Blue Son La e K Coffee por meio de dois canais próprios, o site kphucsinh.com e a rede de café K Coffee, e também coopera com MT e GT, bem como típicos e- plataformas de comércio no Vietnã.
A razão pela qual Phuc Sinh prioriza a comunicação para a área de cultivo de Son La é porque eles decidiram usar grãos de café Arábica aqui para construir a marca sofisticada Blue Son La, enquanto a marca K Coffee é mais popular e pode usar Arábica limpa e Robusta grãos de café de Son La - Dak Lak.
Son La é atualmente a maior província produtora de café Arábica no Norte e ocupa o 2º lugar no Vietnã - atrás apenas de Lam Dong. O café é o principal produto agrícola de Son La com 20 mil hectares, produzindo cerca de 400 mil toneladas de fruta fresca/ano. Atualmente, a cada ano Phuc Sinh exporta de 60.000 a 80.000 toneladas de café verde, incluindo cerca de 8.000 toneladas de café Arábica de Son La. Portanto, pode-se dizer que o potencial de desenvolvimento de Phuc Sinh Son La ainda é muito vasto.
A determinação está longe da realidade?
Em todos os aspectos, o Grupo Intimex merece o título de “Rei do Café” do Vietnã.
De acordo com o documento da Assembleia Geral de Acionistas de 2024 da Intimex, em 2023, os produtos agrícolas exportados do Grupo, além da castanha de caju aumentar, os restantes produtos diminuirão em relação a 2022. No entanto, os produtos de café ainda representam a quota de mercado do Vietname em comparação com todo o país. 21,4%, continuando a ocupar a posição número 1 nas exportações de café em 2023.
De acordo com dados da Associação de Café e Cacau do Vietnã (VICOFA), no ano-safra 2022-2023 (de outubro de 2022 a setembro de 2023), a Intimex é a empresa líder em volume de exportação de café verde cru no Vietnã, com produção de exportação. de mais de 148.500 toneladas, no valor de mais de 318 milhões de dólares (aproximadamente 8.000 bilhões de VND). A fábrica de café solúvel atingiu e superou a capacidade de 3.500 toneladas/ano, com volume de exportação chegando a quase 1.000 toneladas.
De acordo com a introdução no site, o Grupo Intimex possui atualmente 13 fábricas de processamento de café verde com capacidade total de produção de 750 mil toneladas/ano, 1 fábrica de processamento de café solúvel com capacidade de 4.000 toneladas/ano.
Porém, por exportar principalmente – B2B, pouca gente conhece o nome Intimex. Quanto a Trung Nguyen, eles fazem tanto B2B quanto B2C e são muito ativos em marketing e relações públicas, por isso recebem o título de 'Rei do Café'. Atualmente, Trung Nguyen possui dois segmentos principais: exportação de café torrado, moído e solúvel e varejo através de 3 marcas G7, Trung Nguyen Legend e E-Coffee.
De acordo com Vietdata, em 2022, Trung Nguyen Legend terá receitas de quase 6.200 bilhões de VND e lucro após impostos de quase 435 bilhões de VND. A receita total de exportação da Trung Nguyen Legend em 2022 é superior a 100 milhões de dólares (mais de 2.300 bilhões de VND).
Em relação às exportações, Trung Nguyen sempre ocupa a posição de liderança entre as empresas vietnamitas em produtos de café instantâneo e muitas vezes ocupa o 4º lugar entre as 10 primeiras. Na safra 2022-2023, Trung Nguyen exporta 14.718 toneladas de café no valor de 74,6 milhões de dólares. Em relação à participação no mercado doméstico de café instantâneo, Vinacafe, Trung Nguyen e Nestlé são as três principais empresas.
Em relação à escala da cadeia do café, existem atualmente cerca de 800 lojas Trung Nguyen e E-Coffee cobrindo o Vietnã. A rede Trung Nguyen Legend possui cerca de 10 lojas nos dois maiores mercados do mundo: China e EUA.
Phan Minh Thong Thong, as vendas anuais de exportação de Phuc Sinh são de 300 milhões de dólares (equivalente a 7.062 bilhões de VND), dos quais o café representa a maior proporção com 60%, os 30% restantes são pimenta e 10% é pimenta . é um produto de chá. Ainda de acordo com a VICOFA, Phuc Sinh costuma ocupar o 7º lugar na lista dos 10 maiores exportadores de café verde do Vietnã. Na safra 2022-2023, Phuc Sinh exportou 65.490 toneladas de café verde no valor de 145,8 milhões de dólares.
Em relação à escala da rede de café, a K Coffee possui atualmente cerca de 50 lojas no Vietnã e nos primeiros 6 meses do ano, a rede gerou receitas de 100 bilhões de VND. No entanto, Phuc Sinh disse que são as 4 principais empresas exportadoras de café no Vietnã, talvez tenham agregado vendas no segmento de café instantâneo e na marca de torrefação Blue Son La - K Coffee.
" Somos um dos principais exportadores de café do Vietnã. Exportamos pouco, mas temos vendas muito grandes. Em comparação com outras empresas do setor, nossas vendas não são inferiores. Mesmo que em termos de vendas totais, somos o dobro ou muito mais do que -los em termos de quantidade ", afirmou-nos o Sr. Phan Minh Thong - CEO Phuc Sinh.
Conseqüentemente, se calcularmos a força geral, Phuc Sinh e Trung Nguyen são equivalentes; Mas se considerarmos apenas o segmento cafeeiro, cada lado tem seus pontos fortes. Em relação à exportação, Phuc Sinh é forte no atacado de matérias-primas, Trung Nguyen é forte em produtos processados. Quanto à rede, com vasta experiência, Trung Nguyen se destaca mais que Phuc Sinh.
Não é nenhuma surpresa que, em vez de perseguir a Intimex, Phuc Sinh tenha optado por perseguir Trung Nguyen. Simplesmente, porque será muito difícil crescer dramaticamente a exportação ou o B2B, apenas o varejo e a construção de sua própria marca podem fazer isso. Assim como os grandes nomes do mundo como Starbucks, Nike... fizeram.
Segundo Phan Minh Thong, o negócio que ele trabalhou arduamente para construir sempre foi subvalorizado pelos investidores nos últimos dez anos, o que pode tê-lo acordado.
Qual é a oportunidade para Phuc Sinh conquistar o trono de Trung Nguyen?
Depois de muitos anos de trabalho duro fazendo ESG, marketing - PR, construindo áreas de crescimento, expandindo para o segmento de varejo... Phuc Sinh é finalmente respeitado pelos investidores da Europa. Recentemente, Phuc Sinh acaba de receber um investimento do &Green Fund (Holanda) com um desembolso total e patrocínio planejado de até 25 milhões de dólares (mais de 600 bilhões de VND). Este é o primeiro investimento da &Green em uma empresa vietnamita.
" Depois do &Green, na terceira semana de setembro, continuaremos a convidar uma conferência de imprensa para anunciar o recebimento de um acordo de investimento de outro fundo de desenvolvimento ESG - patrocínio não reembolsável. Esta é uma grande vitória, é o resultado de uma boa direção durante um longo período de tempo por Phuc Sinh.
A seguir, estamos a trabalhar com outro fundo da Europa. Portanto, esperamos receber dinheiro de 3, e não de 1, fundos em 2024 ”, revelou o empresário Phan Minh Thong.
O capital que receberem em 2024 será utilizado para substituir máquinas antigas em fábricas existentes, construir outra fábrica de café em Dak Nong e comprar mais terrenos para construir outras fábricas no futuro. Além disso, também investem em sistemas de recursos humanos – gestão – software e criam diferentes padrões de produção para milhares de famílias agrícolas.
" Acho que o mercado da cadeia do café ainda tem espaço para se desenvolver, embora muitas pessoas entrem e saiam. O triste é que muitas partes estão sofrendo prejuízos, enquanto novos recrutas chegam ao mercado com entusiasmo. Produto da mesma qualidade, mas não em tendência.
Por exemplo, as novas cadeias não têm ligação com regiões em crescimento e concentram-se apenas na criação de produtos. Isto vai contra a tendência do mercado mundial e o mesmo se aplica ao Vietname.
Com o apoio de matérias-primas e também de capital da controladora e parceiros, com uma orientação de 3 a 5 anos, a Phuc Sinh Consumer espera ser a número 1 no segmento de produtos de alta qualidade no mercado nacional. Além disso, Phuc Sinh também se concentrará na exportação de café processado de alto valor, como café instantâneo, café especial, chá em cápsulas de café...
Phuc Sinh também planeja fazer um IPO nos próximos 4 anos, quando a receita atingir 510 milhões de dólares ", expressou o Sr. Phan Minh Thong.
Com a grande estratégia de capital e desenvolvimento mencionada acima, se tudo correr bem, em cerca de 3 anos, Phuc Sinh poderá ultrapassar Trung Nguyen em termos de receita ou volume de comércio de café; Mas quanto à rede, Phuc Sinh ainda tem um longo caminho a percorrer.