Café produzido por mulheres: Cafesul tem liderança pela agricultura familiar
O café é a cara do Brasil, não é mesmo? E quando se fala em café produzido por mulheres, é ainda mais. A apresentadora da websérie SomosCoop na Estrada, Glenda Kozlowski, foi tomar um cafezinho na cidade Muqui e ouvir boas histórias sobre a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo, a Cafesul.
O episódio informa que, atualmente, a produção de café no Brasil é liderada pela agricultura familiar. Essa é a realidade da Cafesul. A coop reúne cerca de 180 cooperados de sete cidades da região, quase todos agricultores familiares. E o destaque vai para um grupo de mulheres cooperadas que assumem o protagonismo na produção de cafés especiais, o Póde Mulheres.
O grupo foi criado em 2018 e reúne mulheres cooperadas que dedicam o trabalho no campo à produção de cafés especiais, que é comercializado pela cooperativa por meio da marca Póde Mulheres. Natércia Bueno, gerente da cooperativa, disse que o engajamento e a adesão das mulheres ao grupo não foi uma surpresa.
“Não surpreendeu. As mulheres já faziam tudo na roça, tudo o que elas fazem hoje. A diferença é que antes elas não apareciam. O grupo foi uma oportunidade de participar e de aprender mais sobre a produção de café de qualidade”, relatou.
Além do depoimento de Natércia, o episódio da websérie conta a história de vida de outras integrantes da cooperativa, evidenciando a dedicação e o amor que elas têm com a cafeicultura e o suporte que a cooperativa oferece para que elas produzam e comercializem cafés de qualidade.