Alerta: Muito calor e baixa umidade do ar até sexta feira no Sudeste
Onda de calor deve atuar sobre a Região Sudeste nesta semana, trazendo dias quentes e secos e aumentando a concentração de poluentes, especialmente no estado de São Paulo.
Com a onda de calor em curso no centro-sul do país, os próximos dias serão quentes e secos, o que pode piorar a qualidade do ar e favorecer a ocorrência de novos incêndios, não apenas no estado de São Paulo, mas em toda a Região Sudeste. Com temperaturas máximas que podem chegar próximo dos 40°C, os níveis de umidade do ar devem despencar!
Na tarde desta quarta-feira (11), os valores de umidade do ar devem atingir valores inferiores a 15% no centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na capital São Paulo, a previsão é de umidade entre 15% e 18% durante o período da tarde. Os baixos níveis de umidade podem piorar a qualidade do ar e causar dificuldades respiratórias.
Umidade do ar deve ficar abaixo dos 15% no centro-oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro nesta quarta-feira (11).
Pelo menos até sexta-feira (13), grande parte do centro-norte do país continuará seco e muito quente, o que pode intensificar as queimadas e aumentar a concentração de poluentes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 15 indivíduos foram detidos por incêndios em áreas de vegetação no estado.
Os níveis de monóxido de carbono na capital São Paulo e Região Metropolitana devem atingir níveis acima de 800 microgramas por metro cúbico (µg/m³) nesta noite de quarta-feira (11).
A concentração de monóxido de carbono deve aumentar nesta semana devido à onda de calor, que manterá o clima seco e quente.
Proteger-se da fumaça com o uso de máscara também é essencial. É aconselhável utilizar uma máscara N95 ao sair, especialmente para aqueles com problemas respiratórios.
Diante deste cenário, a recomendação é evitar realizar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente através de toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água, beber bastante água e evitar exposição ao sol. Além disso, recomenda-se a utilização de soro fisiológico nos olhos e narinas.