Os vencedores da final da Copa de Ouro, organizada pela organização sem fins lucrativos Fairtrade , foram anunciados em Honduras.
A competição tem como objetivo reunir produtores de café e trabalhadores para produzir café da mais alta qualidade, ao mesmo tempo em que mostra a ligação entre qualidade e práticas de mitigação climática.
Quarenta e seis amostras de Honduras, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica e México foram julgadas por um júri que avaliou as amostras Fairtrade de acordo com um sistema de pontuação. Os pontos alocados foram baseados em atributos incluindo aroma, sabor e acidez.
Miguel Ángel Rivera foi premiado como o melhor café misturado. De acordo com Rivera, parte da cooperativa COAQUIL em Honduras, o viveiro florestal no qual 50.000 plantas foram plantadas anualmente nos últimos três anos ajudou a aliviar alguns dos desafios enfrentados devido às mudanças climáticas. Isso inclui o aumento da umidade que pode causar doenças como fungos de ferrugem.
Amostras dos lotes vencedores serão expostas em mesas de degustação em grandes feiras internacionais, como a Specialty Coffee Expo (EUA) e a World of Coffee (Europa) em 2025.
De acordo com a Fairtrade, a Final da Golden Cup incentiva os cafeicultores e trabalhadores a melhorar a qualidade do seu café e a buscar outros colegas produtores de café para aprendizado e inspiração. A competição é projetada para demonstrar o comprometimento da organização em criar oportunidades e parcerias para organizações de pequenos produtores e suas redes de produtores.