Cooperativa cafeeira investe em habilidades de gestão de colaboradores
Com o objetivo de fortalecer habilidades de gestão e dar suporte ao posicionamento estratégico da cooperativa, a Cooabriel investiu em um treinamento de lideranças, que capacitou os gestores de todas as suas unidades.
A formação foi desenvolvida no município de São Gabriel da Palha/ES. Os 80 participantes foram divididos em duas turmas, sendo 16 horas de capacitação para cada grupo. A metodologia interativa envolveu a aplicação prática dos aprendizados, por meio de exercícios, estudos de caso e dinâmicas de grupo.
O treinamento foi conduzido por Ellen Cavalcanti, profissional com mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão empresarial e RH, mentora de líderes e treinadora em diversos setores, incluindo o cooperativismo. A especialista avalia que a abordagem contribuirá para que os participantes mantenham uma postura profissional que transmita integridade e confiança.
“Ao final do programa, os participantes serão capazes de inspirar suas equipes, desenvolver talentos, alcançar metas de forma mais consistente e promover um ambiente de trabalho colaborativo e orientado para resultados”, afirma Cavalcanti.
A iniciativa teve o objetivo de desenvolver e aprimorar competências e habilidades essenciais para a liderança em todos os níveis hierárquicos, conforme explica a gerente corporativa administrativa da Cooabriel, Tayani Mauri.
“Essa capacitação se soma a outras oportunidades de aquisição de conhecimentos que estão sendo geradas dentro da cooperativa. O desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores está em destaque no planejamento estratégico, por ser considerado uma parte importante para a cultura institucional e por ser um potencializador de resultados", pontua Mauri.
A Cooabriel tem realizado investimentos significativos e permanentes na capacitação de seu quadro funcional. Em 2023 foram realizadas mais de 6.700 horas de treinamento, dedicadas a diferentes temáticas.
O presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, confirma que as agendas buscam suprir necessidades de atualizações e oferecer novos aprendizados. “Vale a pena investir nesse tipo de capacitação. Uma vez que você agrega em bagagem intelectual, isso permanece e se torna uma ferramenta para que os colaboradores desenvolvam as habilidades que já possuem e estejam mais bem preparados para os desafios cotidianos”, assegura Bastianello.