Concurso de Cafés Especiais de Garça divulga produtores premiados
Garça, conhecida por sua rica produção cafeeira, mais uma vez se destacou no cenário nacional. Na última sesta sexta-feira,18, durante Dia de Campo realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), foram divulgados os vencedores do 7º Concurso de Cafés Especiais, consolidando a região como um dos principais polos de produção de cafés especiais do país. O evento, promovido pelo Conselho do Café da Região de Garça (ConGarça), reuniu produtores, especialistas e amantes do café para celebrar a qualidade dos grãos produzidos na região. A competição, que avalia os cafés em diferentes categorias, como Seca Natural, Cereja Descascado e Fermentado, tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade e valorizar o trabalho dos produtores. A avaliação e escolha das amostras vencedoras foi feita por especialistas da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Café).
Os resultados do 7º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça foram divulgados no Dia de Campo. O evento contou com palestras, atividades, apresentação do resultado do concurso e um cupping, que é uma degustação para mostrar como os cuidados pós-colheita influenciam a qualidade do café.
“Gostaríamos de expressar nossa gratidão à organização do concurso de cafés especiais da Região de Garça pela excelente condução do evento. Foi uma honra poder participar e ver a paixão pelo café e a dedicação de cada um ali presente. Momentos como este, de troca e aprendizado, fortalecem ainda mais nosso compromisso com a produção de cafés de alta qualidade.
Apesar do cenário atual seguimos motivados e inspirados por essa experiência e pelo exemplo de todos os envolvidos. Muito obrigado!”, agradeceu Paulo Ferreira Granchelli (Café Granchelli) em suas redes sociais.
- Na categoria Cereja Descascado, o produtor Albino Alves, da Agropecuária Santa Clara, mais uma vez se destacou, garantindo o primeiro lugar com 86 pontos. O produtor já havia sido campeão em outras edições do concurso e demonstra, mais uma vez, sua expertise na produção de cafés especiais. Ele também apresentou um outro lote que alcançou 85 pontos e garantiu-lhe a terceira colocação. Com 82 pontos, Plínio Antônio Cabrini ficou em quarto lugar. Cassiano Tosta, com 85,75 pontos, foi o segundo colocado.
- A categoria Cafés Fermentados, uma novidade desde a sexta edição, também apresentou resultados surpreendentes. A família Tosta dominou a categoria, com Francisco Antônio Tosta conquistando o primeiro lugar com 85,30 pontos. Com 83, 5 pontos, seu filho Cassiano Tosta, 83,5 ficou em segundo, seguido por Luiz Antônio Rodrigues, com 80 pontos.
- Na categoria Seca Natural, a disputa foi acirrada, com os cinco primeiros colocados obtendo pontuações acima de 84 pontos. O grande campeão foi Paulo Roberto Brito Boechat, com 87,10 pontos, um resultado que demonstra a alta qualidade dos cafés produzidos na região. O produtor José Renato Miranda Serra ficou em segundo (86,15 pontos), e Flávio Aparecido Peres (85,9) em terceiro.
Além das premiações para os três primeiros colocados em cada categoria, todos os produtores inscritos receberam um laudo de qualidade do café e um certificado de participação no concurso. Além disso, os lotes com pontuações mais altas receberam propostas de compra com valores acima do praticado no mercado, demonstrando o interesse do mercado por cafés especiais de alta qualidade.
Para Tamis Lustri, presidente da ConGarça e um dos organizadores do evento, o sucesso do 7º Concurso de Cafés Especiais reforça a importância da produção de cafés especiais para a região de Garça.
“A qualidade dos grãos produzidos localmente tem atraído a atenção de compradores nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”.
Classificação
Cereja Descascada
1º colocado: Albino Moreira Alves – Agro Pecuária Santa Clara - 86,00 pontos (média 85,05)
2.º colocado: Cassiano Tosta – 85,75 pontos (média 84,55)
3.º colocado: Albino Moreira Alves – 85,00 pontos (média 85,7)
4.º colocado: Plínio Antônio Cabrini – 82,00 pontos
Cafés Fermentados
1º colocado: Francisco Antônio Tosta – 87,5 pontos (média 85,30)
2.º colocado: Cassiano Tosta – 83,50 pontos (média 81,5)
3.º colocado: Luiz Antônio Rodrigues – 85,00 pontos (média 80,0)
Seca Natural
1º colocado: Paulo Roberto Brito Bocchat – 87,10 pontos (média 87,50)
2.º colocado: José Renato Miranda Serra – 86,15 pontos (média 87,50)
3.º colocado: Flávio Aparecido Peres – 85,9 pontos (média 87,5)
4.º colocado: Cassiano Tosta – 85,4 pontos (média 86,5)
5º colocado: Norberto Luiz Afonso – 84,25 pontos (média 86,5)
6.º colocado: Mauro Fernandes Medeiros – 84,2 pontos (média 87,0)