Eventos cafeeiros vão ser realizados na Ufes no mês de novembro
Nos dias 28 e 29 de novembro, o campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebe dois importantes eventos voltados para a pesquisa com café: o 2º Simpósio de Pesquisa e Tecnologias em Coffea canéfora e o 13º Simpósio do Produtor de Conilon: Inteligência artificial e Manejo Sustentável. Ambos são organizados pelo professor Fábio Partelli, com participação do Projagro - Empresas Jr de Agronomia, da SEEA – Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos e da Ufes. Os eventos contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital Organização de Eventos.
Este edital é uma chamada pública que tem por objetivo apoiar financeiramente eventos de cunho técnico-científico, com intuito de despertar o interesse de estudantes e profissionais para a área. O professor conta que o incentivo da Fapes é muito importante para a realização dos simpósios: “A Fapes nos auxilia com esse suporte financeiro nos eventos científicos, que é muito necessário para a pesquisa e interação entre profissionais e futuros profissionais que trabalham com café”, destaca.
O simpósio do produtor de conilon acontece todo ano. De acordo com Partelli, o intuito é levar informações de alto nível do Núcleo de Excelência de Pesquisa para a sociedade, através dos projetos que serão apresentados. Já o Coffea canephora é específico para a espécie, que de acordo com o professor, o Espírito Santo planta: café conilon robusta. Ele ainda conta que espera receber aproximadamente 70 trabalhos científicos no evento.
A programação do dia 28 tem início às 13h e se encerra às 17h30, com apresentações de pesquisas e tecnologias na cafeicultura, além de resumos científicos. No dia 29, começa às 8h30 e vai até as 16h50, com a exposição de trabalhos, debates, homenagens a cafeicultores, entre outros. O evento é aberto ao público e, para participar, é necessário fazer a inscrição no site e levar 2 quilos de alimentos não perecíveis para o projeto Araçá. Os inscritos têm direito ao livro do simpósio. Os alunos de graduação, pós-graduação e técnicos ganham certificados de participação.