Alerta: Tufão Trami se dirige para o centro do Vietnã
O tufão Trami continua a se fortalecer e deve entrar no Mar do Leste na sexta-feira, trazendo chuvas generalizadas para o centro do Vietnã. Este será o sexto tufão a atingir as águas do Vietnã neste ano.
Às 7h da quarta-feira, o centro de Trami estava localizado a leste da Ilha Luzon, nas Filipinas, com os ventos mais fortes perto do olho da tempestade atingindo o nível 9 (75-88 km/h). A previsão era de que o tufão varresse a ilha na quinta-feira, antes de se mover para noroeste a cerca de 15 km/h, entrando no Mar do Leste às 7h da sexta-feira.
A previsão é de que Trami tenha ventos de 89 a 117 km/h e alturas de ondas de 4 a 8 m, com risco de desastre de nível 3 (altos riscos de fatalidades e danos à propriedade, infraestrutura e meio ambiente). Espera-se que as águas orientais do norte do Mar do Leste sofram o impacto mais forte.
O vice-chefe do Departamento de Previsão do Tempo do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica (NCHMF), Vũ Anh Tuấn, disse: “Depois de entrar no Mar do Leste, a tempestade pode mudar de direção e se mover para o oeste com maior intensidade.
“De acordo com nossa previsão inicial, o tufão pode atingir ventos de nível 12 (118-133 km/h) e rajadas de nível 15 (167-183 km/h) ao passar pelas águas de Hoàng Sa (Paracel), antes de continuar em direção à costa das províncias centrais.”
Esta área pode esperar chuvas torrenciais generalizadas de sábado a segunda-feira da próxima semana devido ao impacto do Trami.
Tuấn alertou que este é um tufão de fim de temporada, que geralmente é complexo e imprevisível. Portanto, as pessoas devem acompanhar regularmente as atualizações do NCHMF.
Plano de resposta
O Comitê Diretor para Prevenção de Desastres, Busca e Resgate e Defesa Civil da província central de Nghệ An emitiu um documento oficial sobre o plano de resposta ao Tufão Trami.
As autoridades precisam acompanhar de perto as atualizações sobre a tempestade e notificar os proprietários e capitães das embarcações para evitar perigos de forma proativa e ajustar seus planos de operação para garantir a segurança de pessoas e propriedades.
Eles também devem manter a comunicação para lidar prontamente com qualquer situação e garantir que as forças de resgate e os equipamentos estejam prontos quando necessário.
O documento também exigiu revisões e planos de resposta para inundações e deslizamentos de terra causados pela chuva, especialmente em áreas residenciais próximas aos rios e em terras baixas, para organizar evacuações proativamente.
As autoridades locais também devem monitorar e garantir o fluxo e a segurança do tráfego, particularmente em rotas-chave. Elas também devem executar planos de operação e segurança para reservatórios, notavelmente para pequenas hidrelétricas e reservatórios de irrigação, bem como canteiros de obras em andamento.
Com um litoral de 25 km e 1.000 embarcações de pesca, o distrito de Diễn Châu, em Nghệ An, intensificou seus esforços para notificar os armadores e operadores sobre o tufão Trami.
Na manhã de quarta-feira, a maioria dos grandes navios adiou suas viagens e estava ancorada em píeres locais. Barcos menores e jangadas que fazem viagens diárias de pesca ainda estavam operando.
As autoridades locais aconselharam os proprietários de barcos e os membros da tripulação a manterem comunicação regular com suas famílias e sindicatos de pescadores para se manterem atualizados sobre as condições climáticas, evitarem ir a áreas de alto risco e retornarem à costa imediatamente quando solicitados.