México: pesquisas confirmam benefícios do café para a saúde
A região de Tulancongo, em Hidalgo, no México, tem, em praticamente todas as regiões, a popular bebida de café produzida nessa região. Isso se torna ainda mais efetivo nesta época do ano, quando várias zonas mexicanas apresentam temperaturas consideravelmente baixas, como ocorre na Serra Otomí-Tepehua.
Estudos médicos baseados em diversas pesquisas desenvolvidas em várias partes do mundo, sustentaram que as pessoas que tomam mais de quatro xícaras de café ao dia têm menos probabilidades de desenvolver câncer do cólon e do reto, devido ao fato de a bebida ter a potencialidade de inibir a criação de ácidos biliares que são os precursores desses males.
Beber café com moderação, sustentam os médicos, reduz os riscos de o consumidor sofrer com o Mal de Parkinson e também trabalha contra o aparecimento da asma e alergia, já que a cafeína tem uma estrutura adequada para permitir a dilatação dos brônquios.
Adicionalmente, o café reduz o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo dois, já que a cafeína é um estimulante das células pancreáticas.
Também se observa que o café reduz as dores de cabeça e evita coágulos sanguíneos. Da mesma maneira, o café é diurético e uma excelente fonte de potássio, magnésio e flúor.