Cooperativa cafeeira desenvolve programa de premiação por desempenho
Investindo em uma iniciativa estratégica, a Cooabriel – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel – está implantando o Programa de Premiação por Desempenho, um diferencial que visa reconhecer o comprometimento dos mais de 550 colaboradores.
O programa está sendo estruturado com base em indicadores que envolvem análises de dados econômico-financeiros, contratos de resultados pré-estabelecidos com o quadro funcional e avaliação de desempenho individual.
Conforme avalia a gerente corporativa administrativa da Cooabriel, Tayani Mauri, a iniciativa estimula o desenvolvimento profissional e incentiva uma participação mais ativa e coesa com as metas e estratégias da cooperativa. “Este modelo não apenas contribui para o engajamento dos colaboradores, mas também reforça o senso de pertencimento, ligando-se estreitamente ao propósito da cooperativa”.
Para contribuir no planejamento das diretrizes e parâmetros que serão adotados, o programa contou com a monitoria da Fundação Dom Cabral, através do seu professor associado, Márcio Araújo Rabelo. Segundo o especialista, produtividade e motivação estão entre os ganhos de uma iniciativa desta natureza.
“Um programa como esse traz uma série de benefícios, tanto para colaboradores quanto para a empresa, uma vez que coloca o colaborador no centro da conversa, conectando objetivos e metas. Outro benefício é a redução de conflitos, pois um plano bem consolidado, promove um ambiente de trabalho mais harmônico e cooperativo”.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, afirma que “o programa vai além de um simples bônus, representando um reconhecimento concreto pelo empenho e dedicação que os colaboradores dispensam à instituição. É uma forma de repartir parte dos resultados com os colaboradores que, na verdade, contribuem de forma muito incisiva para que sejam alcançados”.
O superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, explica que esta era uma pauta importante dentro do planejamento estratégico da cooperativa. Segundo ele, a consolidação do programa é fruto de um longo trabalho de estruturação interna e visa refletir a cultura de valorização do quadro funcional.
“Nossos valores são muito focados em nossos cooperados, para quem direcionamos uma série de iniciativas, mas também se estendem aos nossos colaboradores. Este novo programa torna isso ainda mais visível”. Pandolfi ressalta que a novidade fortalece vínculos e amplia o pacote de benefícios já oferecidos, tornando a instituição mais atrativa para a atração e retenção de talentos, algo vital para a consolidação das metas e objetivos estabelecidos.