Compradores internacionais visitam propriedades de café em Minas Gerais
Uma comitiva formada por dez compradores internacionais visitou, na segunda (18) e na terça (19), propriedades de cafés, uma cooperativa e uma associação de produtores nos municípios de Perdões e Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais.
A ação foi organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e teve o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da CNA.
Para o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, a iniciativa é uma experiência que ultrapassa o simples ato de negociação. “As visitas técnicas representam uma imersão para entender o contexto de produção do café brasileiro e o compromisso dos produtores, desde a origem dos grãos até os processos que asseguram sua qualidade”.
Os compradores da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Cingapura, México, Turquia, Estados Unidos e Canadá e representantes da Faemg e da CNA visitaram três propriedades de café, além da Cooperativa de Cafés Especiais Sancoffee e da Associação dos Agricultores Familiares de Santo Antônio do Amparo (Afasa Café).
“Fiquei muito feliz em reunir minha família e receber compradores de vários países e suas diversidades de culturas”, disse o produtor de café Jaime Pacheco Duarte Neto, assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Minas.
A analista de Agronegócios da Faemg, Ana Carolina Gomes, destacou que a ação foi importante para mostrar a diversidade e a qualidade da cafeicultura mineira e brasileira. “Levamos os compradores para vivenciar o cotidiano dos produtores, além de conhecer estruturas de organização e apoio aos produtores, como cooperativa e associações”, disse.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosilene Bandera, esse tipo de iniciativa é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva de cafés especiais, valorizando tanto o produto quanto as práticas que respeitam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento social nas regiões produtoras.