- O preço esperado do café cru nas Terras Altas Centrais hoje é de 113-118 milhões em VND/tonelada ( R$ 1.560 a R$ 1628 a saca ), com comparação com 110-114 milhões em VND/tonelada ontem.
Eventos e dados econômicos e políticos que podem impactar os preços do café:
O Financial Times (Reino Unido) fez uma pergunta difícil ao povo britânico: "Será que a Grã-Bretanha poderá ficar sozinha no mundo?"
Assim, a Grã-Bretanha passará a dividir-se entre uma União Europeia da qual já é membro da América de Trump.
E o FT acredita que o Reino Unido terá de escolher. Porque a Grã-Bretanha cérebro poderá continuar sozinho. Porque o cérebro do Reino Unido pode “concordar” em termos feitos com Trump enquanto procura se aproximar da Europa. Estirar!
Discussão sobre o mercado cafeeiro (janeiro de 2025 em Londres e março de 2025 em Nova York):
- Desenvolvimentos: No final da semana, os preços futuros do café aumentaram de forma extremamente forte, o robusta aumentou duas vezes mais que o Arábica, com um aumento de 4,14% em comparação com os 2,16% devido ao Arábica.
A previsão do USDA para este ano-safra no Brasil é de 3,5 milhões de sacas menor que a avaliação anterior, o que ainda causa “mal-estar” no mundo empresarial, principalmente num momento em que a economia dos EUA está virando uma esquina, entregando tudo o poder de D. Trump. comportar-se.
- O Brasil aumentou significativamente as exportações de café verde de alta qualidade - ou café de hortas sustentáveis - vendido no chão, por isso é chamado de café diferenciado): Em 2024 até o final de outubro, as exportações brasileiras desse tipo atingiram 7.402 milhões de sacas, contabilizando representa 17,9% devido ao total das exportações de café verde e aumenta 42,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os EUA, a Alemanha, a Bélgica, os Países Baixos e o Reino Unido são os principais países importadores deste tipo. O preço médio deste tipo chega a 4.380 USD/t. Este preço é muito inferior ao preço do café vietnamita de alta qualidade.
- O grupo bancário australiano BNK Banking Corp planeja ter fundos disponíveis para financiar compras de café de até 347,1 milhões de AUD.
- Starbucks considera ações de fornecedores na China. A Starbucks está buscando parcerias estratégicas para suas operações na China, depois que uma fonte de música disse que a empresa estava considerando vender uma participação no negócio a um parceiro local.
Na China, no mercado, o selo Starbucks lutou com os fracos gastos dos consumidores e a forte concorrência de cadeias de cafés locais, como a Luckin Coffee, num ambiente macroeconómico lento.
No ano passado, a Luckin superou pela primeira vez a rival americana para assumir uma posição de liderança em receita anual no mercado chinês. Sabe-se que a Starbucks, que opera cerca de 7.600 lojas na China, reportou queda nas vendas no país por três trimestres consecutivos, com queda de 14% no último trimestre.