Processo seletivo é aberto para curso de Cafeicultura e Técnico em Agronegócio
O Processo Seletivo 2025/1 para os cursos técnicos do Senar já está com inscrições abertas e segue até o dia 17 de janeiro. O Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, disponibiliza 120 vagas para o Curso Técnico em Cafeicultura, na modalidade presencial, sendo 60 para o turno matutino e 60 para o noturno, além de 60 vagas para o Curso Técnico em Agronegócio, oferecido na modalidade híbrida (80% online e 20% presencial). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site.
Curso Técnico em Cafeicultura
Com uma organização curricular voltada à formação de profissionais capacitados para planejar, organizar e controlar os processos de produção cafeeira, o Curso Técnico em Cafeicultura é oferecido na modalidade presencial, com 80% das aulas presenciais e 20% a distância.
Habilitação Profissional: Técnico em Cafeicultura
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: presencial (80% presencial e 20% a distância)
Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)
Carga Horária Total: 1.460 horas
Duração do Curso: 2,5 anos
Dias e horários das aulas: Segunda à Sexta – Matutino: 08h às 11h15 ou Noturno: 19h às 22h15
O edital do Curso Técnico em Cafeicultura já está disponível para consulta! Ele contém todas as informações necessárias sobre o processo seletivo, incluindo detalhes sobre cronograma, requisitos e orientações para inscrição.
Curso Técnico em Agronegócio
Focado na gestão e operação das cadeias produtivas do agronegócio, este curso oferece uma modalidade mais flexível, com 80% das aulas a distância e 20% presenciais, garantindo acesso a uma formação técnica de qualidade.
Habilitação Profissional: Técnico em Agronegócio
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: Ensino a Distância (80% online e 20% presencial)
Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)
Carga Horária Total: 1.200 horas
Duração do Curso: 2 anos
O edital do Curso Técnico em Agronegócio já está disponível e traz todas as informações essenciais para quem deseja participar do processo seletivo.
O Centro de Excelência em Cafeicultura, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema Faemg Senar, localizado em Varginha, tem se destacado desde sua inauguração como um dos principais polos de ensino, pesquisa e capacitação técnica no setor cafeeiro.
Atualmente, o Centro já conta com 91 alunos matriculados no curso Técnico em Cafeicultura, que combina 80% de aulas presenciais e 20% a distância, e 65 alunos no curso Técnico em Agronegócio, oferecido em modalidade híbrida (EaD), ambos em parceria com o Senar Nacional.
O CEC tem uma área construída de 5.100 m² em um terreno que foi doado pela Prefeitura de Varginha. O prédio tem oito blocos e conta com seis salas de aula, quatro laboratórios (classificação, torra, moagem e degustação de cafés e cafeteria gourmet), três salas de informática, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 260 pessoas e uma área de convivência.