Queda da produção gera preocupações na capital do café do Vietnã
Por Huynh Thuy
Os preços dos grãos de café estão aumentando dramaticamente e permanecem em um nível elevado, mas Dak Lak – a capital do café do país ainda está cheia de preocupações.
Neste momento, Dak Lak - a capital do café do país está entrando na época de colheita. Segundo estatísticas do setor agrícola, o café é a principal cultura da província com uma área de 212 mil hectares, uma produção de cerca de 354 mil toneladas ( 5,747 milhões de sacas ), representando cerca de 30% da área do país e 33% da área do Planalto Central.
A safra de café 2023-2024 viu os preços dos grãos de café atingirem um recorde, com os preços aumentando dramaticamente. O preço médio é de cerca de 100.000 VND/kg ( R$ 1.380,00 a saca ), chegando às vezes a 135.000 VND/kg ( R$ 1.863,00 a saca ). Este é o preço mais alto de todos os tempos, 82% superior ao da safra anterior e quase 3 vezes superior ao dos anos anteriores.
Os preços do café aumentaram, mas este ano-safra continua a “fracassar com bons preços”. Segundo dados do Gabinete Permanente do Comité Directivo Provincial de Prevenção e Controlo de Desastres Naturais e Busca e Salvamento, neste último caso, a província teve mais de 18.700 hectares de café danificados. Destes, mais de 1.000 hectares foram completamente danificados.
As alterações climáticas, a seca e as pragas provocam um declínio acentuado na produção de café. Na última safra, a produção total de café de Dak Lak atingiu mais de 535 mil toneladas, uma queda de 23 mil toneladas em relação à safra anterior.
De acordo com Nguyen Hoai Duong, Diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Dak Lak, não apenas no Vietnã, os preços do café no mundo também aumentaram recentemente, principalmente devido a vários motivos, incluindo os efeitos das mudanças climáticas, o fenômeno El Nino causa secas em todas as regiões produtoras de café do mundo, levando à redução da oferta. Além disso, os conflitos militares em todo o mundo também fazem com que os custos de transporte e muitos outros custos de exportação aumentem.
Embora a colheita tenha falhado, o preço foi bom, pelo que o volume de negócios de exportação de café da província atingiu 915 milhões de dólares, um aumento de 168 milhões de dólares em comparação com a colheita anterior, representando 17% de todo o país. De acordo com o Departamento de Indústria e Comércio de Dak Lak, as exportações de café da província são principalmente de café verde (produtos brutos). Embora a proporção de café processado exportado todos os anos tenha aumentado, ainda representa uma pequena proporção do total das exportações de café . volume de negócios da província.
O aumento positivo dos preços do café aumenta claramente a vida dos produtores de café. Os agricultores têm o que comer, reinvestem em café melhor e não perseguem outras culturas. Ou se quiser seguir outras culturas, ainda fique com o cafeeiro.
“A indústria agrícola recomenda que, quando os preços do café sobem, incentive os agricultores a perseguir benefícios a curto prazo, não investindo na qualidade, mas perseguindo a produção. Este é um fator que afeta a produção de cafés de alta qualidade e cafés especiais. Ao mesmo tempo, também afeta a psicologia, o que significa que as pessoas percebem que, se não fizerem um café de alta qualidade, ainda assim terão um bom preço”, observou Duong.
Para desenvolver a indústria cafeeira de forma sustentável nos próximos tempos, o ponto de vista da província de Dak Lak é estabilizar a área existente, rever áreas inadequadas para mudar para outras culturas mais eficazes e não ficar sem colheitas de acordo com a quantidade, mas prestando atenção à qualidade.
Administre bem a indústria, tenha um bom desempenho na promoção comercial e construa a marca de café Buon Ma Thuot como a cidade mundial do café. O Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Dak Lak está submetendo à província a aprovação de uma nova fase do projeto de café sustentável com políticas apropriadas para apoiar adequadamente a cadeia da indústria desde a produção - processamento - comércio sustentável.