Café irlandês: tradicional coquetel revigorante nasceu na década de 1940
É nessa época do ano, quando meu estômago está quase vazio, que começo a desejar café irlandês. Sua colisão reconfortante de cafeína quente e doce, uísque irlandês e creme espesso e frio é como ser atirado de um canhão em chamas nas profundezas de um edredom de penas de pato.
É muito importante que o creme esteja frio
A receita foi inventada na década de 1940 pelo chef irlandês Joe Sheridan como um revigorante para viajantes que chegavam ao aeroporto de Foynes, no Condado de Limerick, que era então um centro de voos transatlânticos. Na década de 1950, o café irlandês era um dos coquetéis favoritos dos Estados Unidos, com o bar Buena Vista em São Francisco consumindo 36 garrafas de uísque por dia.
Um café irlandês deve, obviamente, ser feito com uísque irlandês – Sean Muldoon, coautor do definitivo When Whiskey Met Its Match: How Irish Coffee Captivated The World , prefere uma mistura de estilo mais leve como a Bushmills Original, adoçada com xarope de açúcar Demerara, feita dissolvendo duas partes de açúcar em uma parte de água em fogo baixo. “Quando você oferece café irlandês aos convidados, alguns vão recusar”, diz Muldoon. “Eles inevitavelmente mudarão de ideia quando todos os outros tomarem o deles. Então, sempre tenha ingredientes suficientes para todos. Você vai precisar deles.”
Muldoon costumava ser coproprietário do bar The Dead Rabbit em Nova York, que vendeu quase 40.000 cafés irlandeses no ano passado. O contraste de temperaturas é crucial, diz seu diretor de bebidas, Aidan Bowie. "É muito, muito importante que o creme esteja frio." Para manter o café bem quente, aqueça o copo com antecedência enchendo-o com água quente. No novo posto avançado do The Dead Rabbit em Austin, Texas, eles servem um café irlandês mais adequado ao clima mais quente, feito com uísque Teeling de Dublin, fortificado com licor Mr Black Coffee e batido com gelo.
O Bar 1661 de Dublin é famoso por seus toques de café irlandês, que apresentam Guinness embebida em café, xarope de pão de soda e o destilado irlandês poitín. "O que realmente diferencia nossos cafés irlandeses, no entanto, é nosso creme", diz o proprietário David Mulligan. "O material irlandês é sedoso e espesso - não há nada igual." Para obter a espuma branca perfeita, ele diz, "agite-a em um shaker de proteína para engrossá-la levemente. Então você pode despejá-la por cima sem precisar de uma colher." Alguns gostam de uma ralada de noz-moscada por cima - outros consideram isso um sacrilégio. No Da Costa em Bruton, eles servem com casca de laranja defumada.
No Whiskey & Seaweed , o bar no London's Core by Clare Smyth, você pode "construir" seu café irlandês com uma escolha de três uísques, essências incluindo cardamomo preto e baunilha, e coberturas incluindo pimenta longa e chocolate amargo. Ou apenas mantenha o clássico. Se não está quebrado, não conserte.
Bar 1661's Classic Irish Coffee
Rende uma porção
190ml de café fresco (torrado clássico é melhor)
15ml de xarope de açúcar Demerara (para fazer: dissolva 2 xícaras de açúcar Demerara em 1 xícara de água em fogo baixo e engarrafe)
30ml de uísque irlandês misturado
Creme de leite espesso, para cobrir
Noz-moscada fresca (opcional, para decorar)
Encha uma taça de café irlandês georgiano ou uma taça de vinho pequena com água quente e deixe repousar enquanto você monta seus ingredientes. Agite o creme em uma coqueteleira de proteína para engrossar, mas ainda despejável, e faça o café. Esvazie a taça de vinho de água, adicione o café quente, xarope de açúcar e uísque e misture rapidamente. Despeje delicadamente uma camada de creme da largura de um dedo por cima. Enfeite com noz-moscada, se quiser.