Receita de café com bananas promete controle de açúcar e colesterol
Alguns usuários de mídia social estão pirando com uma versão diferente da sua xícara de café matinal.
Embora muitas tendências de “saúde” não tenham substância alguma, esta é promissora, de acordo com Gabrielle Haskell, nutricionista clínica de oncologia do Instituto do Câncer da OSF, que é uma organização de saúde católica de Ollinois, nos Estados Unidos.
A receita pede uma ou duas bananas congeladas, uma xícara de café, 1/3 de xícara de leite e duas tâmaras sem caroço. Misture tudo no liquidificador e você terá um frappe para aproveitar.
Então… por que bananas?
“As bananas têm fibras, o que ajuda a mantê-lo satisfeito por mais tempo. As fibras são boas para o controle do açúcar no sangue e para o controle do seu colesterol”, diz Haskell. “Elas também têm vitaminas e minerais adicionados, como a vitamina C, que podem realmente ajudar a impulsionar seu sistema imunológico.”
O American Institute for Cancer Research (AICR) recomenda uma dieta baseada em vegetais para prevenção do câncer. Haskell descreve como frutas, como bananas, todas desempenham um papel.
“Ao adicionar mais plantas à sua comida, você reduz o risco de câncer e adiciona fitoquímicos e antioxidantes”, diz Haskell.
Os fitoquímicos fazem parte do sistema imunológico da planta e oferecem à planta, e à pessoa que a come, proteção contra vírus, bactérias, fungos e parasitas. Os antioxidantes são coisas como a vitamina E e C que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais, que têm sido associados ao diabetes e ao câncer.
A banana congelada não só acrescenta benefícios nutricionais à bebida, como também fornece uma textura cremosa que é mais fácil de aproveitar. Veja-a como uma alternativa ao creme de café. Ela também acrescenta doçura, então você pode dizer adeus aos pacotes de açúcar também.
“Os cremes de café tradicionais têm muitos açúcares e óleos adicionados”, diz Haskell. “As bananas, o leite e as tâmaras estão realmente substituindo o creme de café para adicionar doçura e cremosidade a ele.”
O júri ainda não se decidiu sobre como o café impacta o risco de câncer. A American Cancer Society (ACS) relata que alguns estudos mostraram que o café reduz o risco de câncer de fígado e endométrio, bem como câncer de boca, garganta, caixa vocal e células basais da pele em homens e mulheres. No entanto, outros estudos sugerem que beber bebidas quentes como café pode aumentar o risco de câncer de esôfago, fazendo com que a ACS recomende não beber nenhuma bebida em temperaturas muito altas.
Fredericka Brown e Kenneth Diller, professores de engenharia mecânica na Universidade do Texas em Tyler, pesquisaram qual é a temperatura ideal para bebidas quentes. Suas descobertas mostraram que bebidas quentes devem ser servidas entre 52 e 58 graus Celsius.
“A cafeína pode aumentar o risco de desidratação”, diz Haskell. “E especificamente com café com cafeína, se os pacientes beberem isso quando estiverem fazendo certos tratamentos, sintomas como náusea e refluxo ácido podem ser intensificados. É melhor tentar reduzir o consumo de cafeína o máximo possível. Se quiser, você pode trocar o café com cafeína comum nesta receita por um descafeinado.”
Essa receita é outra maneira de usar aquelas bananas BEM maduras que você tem no balcão da cozinha, penduradas com unhas e dentes. Não há julgamento aqui. Basta jogá-las no congelador e dar a elas um novo propósito mais saudável do que apenas atrair moscas-das-frutas.