Café e chá associados a menor risco de câncer em estudo inovador
Beber café e chá pode não apenas animá-lo, mas também reduzir o risco de câncer de cabeça e pescoço, de acordo com uma pesquisa global que reúne dados de mais de 25.000 indivíduos.
O café com cafeína reduziu significativamente as chances de vários tipos de câncer, incluindo os da cavidade oral e da garganta, com o descafeinado e o chá mostrando benefícios intrigantes, embora complexos. Isso ressalta o potencial dos hábitos diários em influenciar os resultados de saúde, embora mais estudos sejam necessários para desvendar as nuances.
Café e chá: aliados surpreendentes no combate ao câncer? Uma análise recente de dados de mais de uma dúzia de estudos descobriu que beber café e chá está associado a um risco reduzido de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, incluindo câncer de boca e garganta. Essas descobertas foram publicadas hoje (23 de dezembro) no CANCER , um periódico revisado por pares da American Cancer Society.
O câncer de cabeça e pescoço é o sétimo câncer mais comum no mundo, com casos aumentando em países de baixa e média renda. Embora muitos estudos tenham explorado se o consumo de café ou chá afeta o risco desses cânceres, os resultados têm sido frequentemente inconsistentes.
Para fornecer insights adicionais, os pesquisadores examinaram dados de 14 estudos de diferentes cientistas associados ao consórcio International Head and Neck Cancer Epidemiology, uma colaboração de grupos de pesquisa ao redor do mundo. Os participantes do estudo preencheram questionários sobre seu consumo anterior de café com cafeína, café descafeinado e chá em xícaras por dia/semana/mês/ano.
Os diversos impactos do café e do chá nos riscos de câncer
Quando os pesquisadores reuniram informações sobre 9.548 pacientes com câncer de cabeça e pescoço e 15.783 controles sem câncer, eles descobriram que, em comparação com os que não bebiam café, os indivíduos que bebiam mais de 4 xícaras de café com cafeína diariamente tinham 17% menos chances de ter câncer de cabeça e pescoço em geral, 30% menos chances de ter câncer da cavidade oral e 22% menos chances de ter câncer de garganta. Beber 3–4 xícaras de café com cafeína foi associado a um risco 41% menor de ter câncer hipofaríngeo (um tipo de câncer na parte inferior da garganta).
Beber café descafeinado foi associado a 25% menos chances de câncer de cavidade oral. Beber chá foi associado a 29% menos chances de câncer hipofaríngeo. Além disso, beber 1 xícara ou menos de chá diariamente foi associado a um risco 9% menor de câncer de cabeça e pescoço em geral e um risco 27% menor de câncer hipofaríngeo, mas beber mais de 1 xícara foi associado a 38% mais chances de câncer de laringe.
A necessidade de mais pesquisa
“Embora tenha havido pesquisas anteriores sobre o consumo de café e chá e redução do risco de câncer, este estudo destacou seus efeitos variados com diferentes sub-sítios de câncer de cabeça e pescoço, incluindo a observação de que até mesmo o café descafeinado teve algum impacto positivo”, disse o autor sênior Yuan-Chin Amy Lee, PhD, do Huntsman Cancer Institute e da University of Utah School of Medicine. “Os hábitos de café e chá são bastante complexos, e essas descobertas apoiam a necessidade de mais dados e estudos adicionais sobre o impacto que o café e o chá podem ter na redução do risco de câncer.”