O sábado (04) amanhece com muita nebulosidade sobre os quatro Estados da região. O que deve persistir por todo o dia, deixando o tempo fechado e instável. A consolidação do novo canal de umidade deve ocorrer ao longo de sábado (04) e provocará chuvas intensas podendo evoluir para tempestades. As áreas mais afetadas serão o norte do Rio de Janeiro, sul e oeste do Espírito Santo e o leste de Minas Gerais.
O Estado de São Paulo não deve fugir das chuvas na tarde deste sábado (04), o modelo de confiança da Meteored mostra que os maiores valores pluviométricos irão ocorrer na região sul do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu alertas para este sábado (04). O alerta amarelo cobre todo o Estado de São Paulo e regiões do sul do Rio de Janeiro, norte do Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. Nessas áreas há chances de chuva com volumes de 20 a 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h.[
Nas áreas em laranja, a chuva intensa pode provocar prejuízos aos moradores dessas regiões. As chuvas podem chegar aos 60 mm/h e acumular até 100 mm/dia, acompanhados de vento acima de 60 km/h provocando possíveis queda de árvores e cortes da rede elétrica.
Falando um pouco de temperatura, elas ficam elevadas no oeste de São Paulo, os termômetros podem alcançar a casa dos 35°C. Nas demais áreas do Sudeste a máxima varia entre 26 e 32°C, deixando a sensação de tempo abafado.
Domingo
No domingo (05), as primeiras horas do dia também se inicia com muita presença de nebulosidade na região e chances de chuvas isoladas no centro-norte de Minas Gerais e em uma pequena área do litoral do Rio de Janeiro. Ainda no domingo (05), o canal de umidade já começa a se deslocar para as regiões mais ao Norte, deixando o tempo mais estável em algumas áreas do oeste e centro de São Paulo.
Apesar do canal de umidade estar se afastando aos poucos, não são descartadas as chances de chuvas intensas tempestades em áreas do litoral e Vale do Paraíba em São Paulo, centro-norte, sul e leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro. Essas regiões devem ficar em estado de atenção.