Índice de calor extremo volta a disparar nas regiões de café na próxima semana
A atuação de uma frente fria deve aliviar o calor no Sul do Brasil a partir do dia 08 de Março, mas as temperaturas estarão muito elevadas nas regiões de café na próxima semana. As projeções indicam calor extremo, com máximas que podem estar entre as mais altas já registradas nessas regiões para esta época do ano.
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF reforça a gravidade da situação, apontando parte do Brasil como o lugar com o calor mais fora do comum do mundo.
Índice de previsão extrema de temperatura
O EFI do modelo ECMWF indica que, entre os dias 10 e 17 de Março, as temperaturas na área que abrange a área limítrofe entre Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estarão entre as 1% mais quentes já registradas na história climatológica dessas regiões, para esta época do ano.
Este indicador mede o quão anormal uma previsão do tempo é em comparação ao padrão climático da área analisada. Ele identifica eventos extremos e incomuns, sendo dividido da seguinte forma:
EFI entre 0.5 e 0.8: condição "incomum"; EFI acima de 0.8: evento "muito incomum" ou "extremo".
Os estados afetadas pelo calor extremo na semana entre 10 e 17 de Março serão: Minas Gerais, São Paulo,Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Goiás e Mato Grosso do Sul